
Algumas universidades da região ainda estão com processo seletivo para vestibulares de inverno ou de meio de ano. Quem estiver interessado, é necessário ficar atento ao período de inscrições. Veja os processos abertos na USCS, Metodista e da Fundação Santo André.
A Universidade Metodista, em São Bernardo, oferece todo o processo online, desde a escolha da data do processo seletivo até a matrícula. Basta acessar para cursos presenciais https://www.redemetodista.edu.br/graduacao-presencial-umesp/ e para graduações a distância https://www.redemetodista.edu.br/graduacao-a-distancia-umesp/.
Inscrições gratuitas já estão abertas e devem ficar disponíveis até o início das aulas em agosto. O candidato pode optar pela prova digital de Redação ou pela nota do Enem de 2009 a 2022, desde que não tenha zerado a redação. São 16 cursos presenciais no campus Rudge Ramos (São Bernardo) e 32 opções a distância, com cerca de 100 polos de apoio em todo o Brasil.
Os cursos presenciais disponibilizam 80 vagas e na educação a distância até 400 por turma. Portanto, serão 1.280 vagas presenciais e 12.800 online, num total aproximado de 14 mil inscrições disponíveis. Como novidade neste semestre, a universidade irá oferecer os cursos EAD de Gestão Comercial e Gestão Financeira também na modalidade presencial no 2º semestre.
USCS
Já a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) está com inscrições abertas para o seu processo de vestibular para ingresso no 2º semestre de 2023. Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de julho, pelo site www.uscs.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 40.
Para concorrer às vagas, o candidato pode escolher entre duas formas de ingresso: Redação (a distância) e nota do ENEM (resultados válidos de 2015 até 2022). A redação, para aqueles que optarem por essa forma de ingresso, acontece no dia 16 de julho de 2023, de forma remota (não presencial). Os procedimentos para cada forma de seleção constam no edital, na área da inscrição, em https://www.uscs.edu.br/vestibular.
No total, são mais de 40 cursos, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Computação, Comunicação Social, Direito, Educação, Engenharia, Formação de Professores, Negócios e Saúde, incluindo cursos à distância. Infelizmente, a universidade não irá oferecer nenhum novo curso neste novo semestre.
Fundação Santo André
O Centro Universitário Fundação Santo André está com as inscrições para o vestibular de inverno abertas até o dia 30 de julho. As inscrições são gratuitas pelo site www.fsa.br/vestibular.
A prova é feita diretamente no site do vestibular. São oferecidas vagas nos cursos de Engenharia: Mecânica , Civil, Química, Eletrônica, Ambiental, Energia, Controle e Automação, Produção, Materiais e Computação, Direito, Psicologia, Administração, Contabilidade, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Publicidade, Ciências Biológicas, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Arquitetura.
A Fundação Santo André conta com disciplinas voltadas ao desenvolvimento técnico da profissão e ao desenvolvimento de competências, como gerenciamento de projetos, sucesso do cliente, responsabilidade social, análise de dados e muitas outras. O aluno terá acesso à uma biblioteca digital, programa de inglês, iniciação científica, internacionalização virtual e mentoria de carreira.
Em relação a novos cursos, o reitor Rodrigo Cutri afirma que as novidades incluem os cursos de Publicidade, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química. “Os cursos oferecidos estão em sintonia com as necessidades do mercado, além de preparar tecnicamente o futuro profissional, busca o desenvolvimento de habilidades de gestão, comunicação, e trabalho em equipe, bem como competências como análise de dados e relacionamento e sucesso do cliente”, destaca.
Sobre o diferencial da Fundação Santo André, Cutri explica que a instituição tem a missão de transformar vidas pela educação e isso significa desenvolver experiências de aprendizagem que aumentem a empregabilidade do estudante. “Na FSA o aluno conta com mentoria de carreira, internacionalização virtual, iniciação científica, biblioteca virtual e um projeto pedagógico que prioriza atividades práticas e de reflexão”, diz.