Turismo: Festival de Inverno de Campos do Jordão tem programação 100% gratuita

53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão terá atrações em três palcos do município (Foto: Zilio Br)

O maior festival de música clássica da América Latina começa neste sábado (01/07) com 60 concertos totalmente gratuitos. Durante todo o mês de julho, a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão terá atrações em três palcos no município localizado na Serra da Mantiqueira e também na Sala São Paulo, na capital.

O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas estarão na cerimônia oficial de abertura, às 20h30, em Campos do Jordão, com concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob o comando do diretor musical Thierry Fischer e participação do pianista britânico Stephen Hough.

Newsletter RD

Atrações

Mesmo antes da cerimônia oficial de abertura, o público em Campos do Jordão poderá acompanhar atrações já na tarde deste sábado. A partir das 16h, no Parque Capivari, a USP Filarmônica se apresenta ao lado do Coro Acadêmico da Osesp com interpretações de canções como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Yara”, de Anacleto de Medeiros.

A edição deste ano do festival terá 60 concertos divididos entre três espaços em Campos do Jordão: o Auditório Claudio Santoro, com apresentações de sexta a domingo; o Parque Capivari, aos sábados e domingos; e a Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista, também aos sábados e domingos. Na capital, a Sala São Paulo terá apresentações distribuídas entre a Sala do Coro, de terça a quinta, com ênfase em performances artísticas, e a Sala de Concertos aos sábados e domingos.

A programação artística em Campos do Jordão tem como destaques os concertos da Osesp neste sábado e no dia 29, com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins; a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrando os 150 anos de nascimento de Rachmaninov, no dia 7; a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, em programa com compositores brasileiros, no dia 15; o Coro da Osesp, com a maestra Sofi Jeannin cantando as Luzes do Ártico, no dia 22; e a Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro interpretando o oratório Joshua, de Haendel, no dia 28.

A Sala São Paulo também terá concertos de destaque aos fins de semana, como os da Orquestra do Festival, nos dias 9 e 29; das Filarmônicas de Minas Gerais, no dia 8, e de Goiás, no dia 16; e da Camerata Antiqua de Curitiba, no dia 29.

O festival também vai reunir uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

A programação completa desta edição do Festival de Inverno pode ser acessada no site: festivalcamposdojordao.org.br/programacao .

Módulo pedagógico

No módulo pedagógico, o evento vai reunir 135 alunos e 42 professores. Os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara com os grupos britânicos Brodsky Quartet, que tocará a integral dos 15 Quartetos de Cordas de Shostakovich com os estudantes, e o quinteto de sopros London Winds, que permanece por uma semana participando de atividades educativas e artísticas.

Os bolsistas também vão atuar em um programa que inclui a estreia brasileira do Ballet Mécanique, de George Antheil, e Les Noces, de Stravinsky, com participação do Coral Paulistano e de quatro pianos, liderados pelo brasileiro radicado na Alemanha Paulo Álvares. Já os alunos de regência farão um concerto no Parque Capivari à frente da GRU Sinfônica.

Premiação

O evento também promove a entrega do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e é oferecido ao músico-bolsista de maior destaque de cada edição. O vencedor receberá bolsa mensal de US$ 1,4 mil e traslado para estudar por até nove meses na instituição estrangeira que escolher. Já a Fundação Osesp poderá premiar outros músicos que se destacarem ao longo do evento com bolsas na Academia de Música da Osesp.

Serviço:
53º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data: 1º a 30 de julho de 2023
Ingressos: Entrada gratuita, com retirada de ingressos no link https://festivalcamposdojordao.byinti.com/#/ticket/ com 5 dias de antecedência de cada apresentação, limitada a quatro bilhetes por pessoa. Haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações na bilheteria, uma hora antes do início, conforme lotação do espaço.

Locais:

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início da apresentação.

PARQUE CAPIVARI – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291, Capivari, Campos do Jordão, SP. 500 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.

PALÁCIO BOA VISTA – CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

SALA SÃO PAULO – SALA DE CONCERTOS
Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 1.484 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

SALA SÃO PAULO – SALA DO CORO
Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 150 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes