
Julho é o mês de férias nas escolas e uma grande preocupação para os pais durante este período é ter atividades para as crianças, sejam elas esportivas ou culturais. Mais de 400 mil estudantes das escolas públicas da região estarão sem aulas, mas apenas algumas prefeituras prepararam programação cultural e esportiva específica para esse público. Já as escolas estaduais ficarão fechadas, exceto em alguns colégios onde já há liberação, pela diretoria local, para uso de alguns espaços, como as quadras esportivas, mas essa não é uma regra para todos os colégios estaduais.
Os alunos das escolas estaduais estarão em férias entre os dias 3 e 17 de julho. A rede estadual no ABC conta com 226 mil alunos distribuídos em 316 escolas. Nas escolas municipais, cada cidade definiu seu próprio calendário, em média são 15 dias de férias. Ao todo 181,7 mil estudam em escolas municipais no ABC.
O maior período de recesso escolar é o de Diadema; são 17 dias entre 7 e 24 de julho. A prefeitura programou uma extensa lista de atividades. As creches funcionam normalmente, mas a presença das crianças neste período é facultativa. As escolas do Fundamental I ficarão fechadas no recesso, mas a prefeitura preparou uma série de atividades. A cidade não atende o Fundamental II. “O Projeto Férias prevê a exploração dos espaços públicos com brincadeiras de rua e tradicionais por meio do oferecimento de atrações como brinquedos infláveis, cama elástica, tênis de mesa, jogos de montar e jogos de tabuleiro. Também haverá oficinas culturais e manuais e, em alguns polos, teatro de fantoches sobre alimentação saudável. Uma diferença em relação ao ano passado é que o Projeto Férias, neste ano, será itinerante. Neste ano, o projeto será oferecido em vários locais, de modo a beneficiar todas as regiões da cidade. O projeto é voltado, também, às famílias”, informa a prefeitura, em nota.
Programação
A seguir a programação do Projeto Férias da prefeitura de Diadema: dias 17 e 18/07 – Parque Ecológico Eldorado (av. Nossa Sra. dos Navegantes, 145 – Eldorado); 17 e 18/07 – Clube Municipal Mané Garrincha (rua dos Cariris, 195 – Piraporinha); 19 e 20/07 – Centro Cultural Vladimir Herzog (rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário); 19 e 20/07 – Ginásio Promissão
(rua Prudente de Moraes, 302 – Jardim Promissão) e 20 e 21/07 – Centro Cultural Diadema
(rua Graciosa, 300 – Centro). O projeto também chega aos núcleos habitacionais Santo Ivo (dia 17/07); 18 de Agosto (18/07); Sítio Joaninha (19/07); Vila Mulford (20/07) e Jupiter (21/07).
Em Mauá são 14 dias de férias escolares de 6 a 20 de julho. A rede municipal tem 18 mil alunos. No período as creches vão funcionar de forma regionalizada, para atender demandas de estudantes cujos pais não têm alternativa durante as férias. Quanto às escolas, algumas atividades estão programadas. “A Escola Municipal Cora Coralina, de ensino fundamental, terá atividades de lazer, cultura e esporte por meio do programa Escola Aberta, realizado aos fins de semana. Além dessa, outras sete unidades abrem aos sábados e domingos”, informou a prefeitura, que acrescenta ainda que um calendário com atividades para o mês de férias está sendo preparado.
São Bernardo tem o menor intervalo do ABC de férias para os alunos da rede municipal. Entre os dias 10 e 21 de julho os 80 mil estudantes não terão aulas. A prefeitura diz que as escolas vão ficar fechadas, mas na região do pós-balsa quatro escolas de ensino infantil estarão abertas para atender estudantes com alimentação. “Durante o período de recesso, será ofertado almoço, diariamente, aos estudantes das unidades escolares da região do Pós-balsa (EMEB Professora Ivaneide Nogueira, EMEB Professora Carmen Tabet de Oliveira Marques, EMEB Ítalo Damiani e EMEB José Ibiapino Franklin) cujos pais ou responsáveis manifestaram interesse em consulta prévia”. A prefeitura diz ainda que a programação cultural segue normalmente e pode ser conferida no portal: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/inicio.
Os estudantes de São Caetano terão 13 dias de férias entre 17 e 30 de julho. A cidade tem 18.508 alunos matriculados. As escolas não receberão alunos no período, mas a prefeitura informa que as atividades de esporte e cultura continuarão ocorrendo pela cidade. Informações na agenda cultural disponível em https://cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br/ .
Os 45.558 matriculados nas escolas municipais de Santo André estarão de férias por 16 dias entre os dias 7 e 23 de julho. No período apenas as secretarias escolares vão funcionar. Haverá atividades fora dos colégios. Segundo informe da prefeitura de 13 a 23 de julho será realizado o projeto “Férias nos Cesas”, cuja programação ainda está sendo preparada. A Sabina, também terá programação especial no mês de férias.
As prefeituras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam.