ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Otan faz movimento para proteger dutos e cabos submarinos diante de ameaça de sabotagem russa

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lançou hoje um novo centro para proteger gasodutos e cabos submarinos após o aparente ataque ainda não resolvido aos gasodutos Nord Stream, e em meio à preocupação de que a Rússia esteja mapeando a infraestrutura ocidental vital de energia e internet nas águas da Europa. “A ameaça está se desenvolvendo”, disse o tenente-general Hans-Werner Wiermann, que chefia a célula especial focada no desafio. O novo centro fica em Northwood, noroeste de Londres.

“Os navios russos mapearam ativamente nossa infraestrutura submarina crítica. Há preocupações crescentes de que a Rússia possa atacar cabos submarinos e outras infraestruturas críticas em um esforço para perturbar a vida ocidental”, disse ele a repórteres na sede da Otan, em Bruxelas.

Newsletter RD

Os supostos ataques aos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2, que foram construídos para transportar gás natural russo para a Alemanha, ainda estão sendo investigados. Nenhuma culpa foi oficialmente atribuída, mas a Otan reforçou sua presença no Báltico e nos mares do Norte desde então, com dezenas de navios, apoiados por aeronaves de patrulha marítima e equipamentos submarinos como drones.

Cerca de 8.000 quilômetros de oleodutos e gasodutos cruzam apenas o Mar do Norte, e sistemas e redes são impossíveis de monitorar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Cerca de 100 incidentes de corte de cabos são relatados todos os anos em todo o mundo e muitas vezes é difícil dizer se são deliberados.

“Não há como termos a presença da Otan ao longo desses milhares de quilômetros de infraestrutura submarina”, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, a repórteres após presidir a reunião. “Mas podemos ser melhores na investigação sobre movimentos de navios e vigilância marítima”, acrescentou.

Em vez de tentar observar tudo, o novo centro e os aliados da OTAN estão se concentrando em áreas de alto risco. Os oleodutos em águas rasas que podem ser facilmente alcançados por mergulhadores são consideravelmente vulneráveis.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes