ABC - terça-feira , 7 de maio de 2024

Resposta firme de BCs a estresse financeiro permite manter foco no aperto monetário, diz FMI

A resposta rápida a episódios de estresse financeiro permite que bancos centrais mantenham o foco no aperto monetário, conforme mostraram turbulências recentes nos Estados Unidos, Reino Unido e Suíça. A avaliação é do Fundo Monetário Internacional (FMI), em artigo assinado pela vice-diretora gerente da entidade, Gita Gopinath, o diretor do Departamento de Mercado de Capitais e Monetário, Tobias Adrian, e o diretor de Pesquisa, Pierre-Olivier Gourinchas.

De acordo com a análise, de maneira geral, os bancos centrais conseguem se defender contra turbulências ao mesmo tempo que combate à inflação. No entanto, momentos de estresse maiores e principalmente com inflação alta exigem que sejam feitas escolhas entre preços e estabilidade financeira, argumentou a organização.

Newsletter RD

Em contextos assim, disse o FMI, a intervenção em tempo hábil de formuladores de política – por meio de apoios de liquidez, compras de ativos ou injeção de capital, por exemplo – podem permitir que a política monetária siga o seu curso de buscar reduzir a inflação.

A necessidade de intervenções financeiras agressivas se torna cada vez mais aguda à medida que as tensões financeiras se intensificam e os riscos de insolvência aumentam. “As ações necessárias para prevenir uma crise podem se estender além do que os bancos centrais podem fazer sozinhos. Embora os BCs possam estender o amplo suporte de liquidez a bancos solventes, eles não estão preparados para lidar com os problemas de empresas ou tomadores de empréstimos insolventes, que devem ser resolvidos pelos governos”, comentou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes