ABC - quinta-feira , 18 de julho de 2024

Santo André 500 anos: a construção do futuro já começou

Desde 2017 Prefeitura desenvolve ações para que município se desenvolva de forma sustentável em todas as áreas

Publieditorial/Prefeitura de Santo André

Santo André acaba de completar 470 anos e com a casa mais organizada, os olhos estão voltados para o futuro. Desde 2017, no início da gestão do Prefeito Paulo Serra, a Prefeitura trabalha de forma intensa para resgatar no cidadão o sentimento de pertencimento e o orgulho de ser andreense. Com uma gestão inédita esse objetivo foi alcançado e a partir de agora o maior desejo é que esse trabalho seja contínuo.

Newsletter RD

Assim nasceu o Santo André 500 Anos. O programa contempla diretrizes de longo prazo visando planejar o futuro para as próximas três décadas, garantindo uma cidade mais inclusiva, moderna, solidária, sustentável e referência para outros municípios do Estado e do Brasil.

O programa é estruturado em quatro eixos de desenvolvimento: Humano, Econômico, Urbano e Ambiental e de Gestão e Inovação.

O eixo de desenvolvimento econômico tem como objetivo principal criar condições para impulsionar a economia e a geração de novos empregos, promovendo a desburocratização dos processos, estimulando investimentos privados, PPPs (Parcerias Público-Privadas) e concessões, fomento à competitividade e cooperativa na indústria, comércio e serviços, empreendedorismo, logística, infraestrutura, tecnologia e inovação, turismo, entre outros.

Já o eixo desenvolvimento humano tem um olhar voltado para as pessoas, garantindo bem-estar social, investindo em políticas públicas e iniciativas que assegurem os direitos essenciais ao pleno desenvolvimento e emancipação da população andreense. Nele, estão contidas ações voltadas a saúde, educação, lazer, esporte, políticas afirmativas, inclusão social, segurança alimentar, cultura, entre outras.

Para que Santo André tenha crescimento contínuo ao longo das próximas décadas e permaneça sendo um município ordenado também é necessário investimento no desenvolvimento urbano e ambiental, com diretrizes adequadas capazes de suprir a demanda de crescimento da população e do município como um todo. Este eixo do Projeto Santo André 500 Anos estimula a preservação do Meio Ambiente e a sustentabilidade dos centros urbanos, promovendo a modernização dos serviços e espaços públicos, o uso de energias limpas e renováveis, conectividade e mobilidade eficiente, saneamento básico e regularização fundiária, eficiência energética, saneamento, habitação, infraestrutura, entre outros.

Não é possível falar de futuro sem pensar soluções inovadoras para a gestão pública. É do lado de dentro que podemos melhorar os processos para realizar ações de forma mais ágil e eficiente do lado de fora. O eixo Gestão e Inovação do projeto Santo André 500 Anos vem de encontro com a necessidade de desburocratizar a gestão municipal, criando soluções para a administração pública, promovendo transparência, uso de novas tecnologias, modernização e atualização das leis municipais, agilidade de processos, adoção de modelos e ferramentas inovadoras de gestão da cidade a fim de conquistar mais eficiência da máquina pública, valorização do servidor, desenvolvimento da economia e conectividade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes