Santo André completa 471 anos neste 8 de abril, mas já pensa no que vai ser entregue nos próximos 29 aniversários. O prefeito Paulo Serra (PSDB), em entrevista ao RDtv, destacou a necessidade de deixar encaminhados projetos de longo prazo. Um deles é a “sonhada” Estação Pirelli, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A expectativa é que o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) anuncie o investimento nesta segunda-feira (8).
O próprio cerimonial do Estado, em seu site, já adianta que a visita será para o “anúncio da estação ABC”. O local, que já foi uma parada para os trens, está desativado desde 2006. Desde então, a discussão sobre retomar o local como uma estação nova para desativar a estação Santo André-Prefeito Celso Daniel foi retomada por diversas vezes.
“Uma estação de trem no final do corredor da Vila Luzita conseguimos resolver de maneira muito significativa para a mobilidade de todo o centro da cidade, ao segurar um outro eixo. Já temos o BRT em uma ponta, na divisa com São Bernardo, e podemos ter um outro eixo na outra ponta da cidade, na divisa com Mauá”, iniciou Serra.
“Podemos ter um outro eixo com um meio de transporte de alta capacidade, de alta qualidade que é o trem, tornando desnecessária a vinda de tantos ônibus aqui para o Terminal Celso Daniel, no Centro”, seguiu o chefe do Executivo.
Em determinado momento do debate sobre a Estação Pirelli, houve a ideia de tentar encaixá-la na proposta da linha 20-Rosa (Santa Marina-Santo André) do Metrô, porém, tal possibilidade nunca foi adiante. Assim, a expectativa é que a retomada deste local seja para a linha 10-Turquesa, da CPTM.
Futuro
A Estação Pirelli está na lista de obras de infraestrutura que foram debatidas no projeto Santo André 500 Anos, que vai ser entregue na próxima sexta-feira (12/04). Depois de meses de debate, um projeto será entregue como espécie de “plano diretor de longo prazo”.
“O que vamos apresentar já é fruto concreto de todas as discussões que tivemos. Então, na área de infraestrutura sabemos do que a gente precisa. Os corredores, o que precisa construir, o que precisa melhorar. Na área de Mobilidade, de geração de emprego”, diz o prefeito.
Segundo Serra, algumas medidas já foram tomadas como o anúncio do projeto Escola Nota 10, que visa melhorar a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das instituições de ensino.
“A Educação está alinhada diretamente ao Santo André 500 Anos. Diferente de um viaduto, diferente de uma rua em que asfaltamos e que se começa a sentir o efeito na hora, a Educação é uma política pública de médio e longo prazo”, comentou.
Outro eixo é o da sustentabilidade. A Prefeitura anunciou um plano de arborização pensando nos próximos 15 anos. A ideia é chegar a 60 mil árvores na cidade. Para isso, será necessária a troca de 15 mil árvores que não são adequadas para a macrozona urbana e outras 15 mil novas. que precisam ser plantadas. Além, das obras de drenagem para reduzir os impactos dos temporais em diversos locais da cidade.