Após conseguir um acordo de reajuste salarial de 7% para este ano e outros 7% para 2024, o Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema (Sindema) foca em outras negociações que iniciaram ainda em junho. Nesta quinta-feira (01/06), a direção da entidade sindical utilizou a tribuna da Câmara para relatar as negociações referentes a Guarda Civil Municipal (GCM), pisos salariais de algumas categorias e a reclassificação. Além da isonomia sobre os funcionários públicos novos em relação ao nível universitário.
Os vencimentos da GCM foram os principais pontos tratados durante a participação na sessão ordinária. Por diversas vezes foi dito que o salário da Guarda é o menor da região. Segundo o Portal de Transparência, um GCM 3ª Classe recebe mensalmente R$ 2.099,76. Após uma série de reclamações da categoria, haverá uma tentativa de negociações para um reajuste maior para os GCMs.
A primeira reunião ocorrerá no próximo dia 14. Além dos salários, haverá um entendimento sobre o número de componentes da corporação. Uma das reclamações é de que das 100 vagas criadas no último concurso público, apenas 50 serão preenchidas levando em conta o atual número de pessoas que estão em treinamento. Lembrando que a promessa da Prefeitura é de que até o final do ano os 100 GCMs estarão na ativa.
Outras reuniões vão debater os pisos do Magistério, da Enfermagem, e dos engenheiros e arquitetos. Outros dois pontos serão sobre a reclassificação de diversas categorias e a isonomia em relação ao nível universitário. Novo servidores acabam entrando com um salário defasado em 10% em comparação aos mais experientes que cumprem a mesma função.
Reajuste Salarial
O presidente do Sindema, Ritchie Soares Barbosa Martins, chegou a afirmar que o uso da tribuna da Câmara foi agendado antes da última assembleia e que uma paralisação chegou a ser cogitada. Porém, a “sensação foi de alegria e alívio” para a categoria. O reajuste de 2023 será pago em três parcelas: 3% retroativo ao mês de março, 1% em agosto e outros 3% em novembro.
Além disso, o vale refeição será reajustado em dois momentos. O primeiro será um reajuste de 4% referente a março e o arredondamento para R$ 500 em novembro. O subsídio do convênio médico passará por algo parecido, 4% retroativo a março e 3% a partir de novembro. Para 2024, será 7% de reajuste em todos os itens citados.
“Foi um processo de negociação longo, de mais de dois meses. Um processo duríssimo, mas que o resultado é que pelos segundo anos seguido os servidores de Diadema, o Sindicato, a categoria chegaram ao melhor resultado de campanha salarial de todo o ABC e da Capital. Chegamos, claro, como o espírito de que precisa ainda ter mais valorização. Os salários ainda estão defasados e aquém das necessidades dos trabalhadores, mas precisamos reconhecer que pelo segundo ano seguido, graças a força desse sindicato, desses servidores, a gente apresenta esse resultado”, disse Ritchie.