O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) visitou Santo André nesta sexta-feira (19/05) para a entrega do trecho de 17 km da avenida dos Estados, que passou por uma revitalização a partir de verbas do Governo do Estado e do Governo Municipal. O chefe do Executivo Estadual reforçou o discurso de otimismo para que a ação de inconstitucionalidade contra o contrato que inclui o BRT-ABC seja rejeitada no STF (Supremo Tribunal Federal).
Em frente ao MBigucci Business Park, Tarcísio e o prefeito andreense, Paulo Serra (PSDB), reforçaram a necessidade de investimentos na via. O investimento total será de R$ 77 milhões, sendo R$ 34 milhões do Estado e R$ 43 milhões do Município. Sua finalização ocorrerá no próximo ano, com a entrega dos investimentos do Complexo Santa Terezinha, principal ponto de ligação da região central com o segundo subdistrito.
“A avenida dos Estados, que é e sempre foi um dos principais eixos logísticos do país, por ligar o maior porto brasileiro com o maior aeroporto, por ligar o interior do Estado com o litoral, por fazer essa conexão da Capital com a Região Metropolitana, ela tinha esse papel, mas não tinha estrutura para suportar. Era conhecida como ‘Avenida dos Estragos’, por tantos carros que furavam os pneus, pelas enchentes e por outras mazelas. E ela recuperada mostra para a iniciativa privada, não só para os moradores, que se pode voltar a investir nesse eixo, porque tem atenção do governo do Estado e municipal”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Tarcísio reforçou que também pretende conversar com as prefeituras de Mauá e São Caetano para tratar dos demais trechos da avenida. Inclusive o prefeito mauaense e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Marcelo Oliveira (PT), reforçou o pedido com a entrega do ofício.
Mobilidade
O governador paulista seguiu a linha do discurso otimista sobre o julgamento que envolve os dois decretos estaduais assinados ainda na gestão de João Doria, em 2021, que ampliavam o contrato com a Next Mobilidade (antiga Metra), fazendo com que empresa tenha a concessão da operação do Corredor ABD (trólebus), das linhas intermunicipais da Área 5 e do futuro BRT-ABC, projeto que substituiu a linha 18-Bronze. Uma ação de inconstitucionalidade quer provar que a ampliação do contrato, sem licitação, foi ilegal.
“No STF (Supremo Tribunal Federal) tivemos dois votos contrários (a favor da inconstitucionalidade) e agora tivemos 1 voto a favor. Estamos aguardando a deliberação dos outros ministros. Nós tivemos em Brasília e conversamos com vários deles. Falamos sobre as vantagens de trocar o tempo de concessão pelo investimento. É uma linha importantíssima, inteligente o que está sendo feito, porque observe que tivemos uma experiência malsucedida com o monotrilho, que foi a questão original (linha 18-Bronze), tivemos uma série de problemas”, iniciou.

“O BRT ele acaba tendo uma maior eficiência para atender a mesma quantidade de passageiros e aí você faz isso com o investimento privado. Vamos conseguir resolver problemas de nível econômico-financeiro no contrato e ainda baixar a tarifa trazendo uma quantidade de investimento no transporte. Estou otimista com o desfecho disso”, concluiu.
Após o placar de 2 a 1 pela inconstitucionalidade, o Ministro Alexandre de Moraes acabou pedindo vistas. Não há data para o retorno do debate no plenário virtual da Suprema Corte.