O 1° Festival de Paramotor e Paratrike, realizado nos dias 21, 22 e 23 de abril em Ribeirão Pires, teria deixado marcas em uma área verde que tem um total de 430 mil metros quadrados e que deveria ser protegida pelo município. Segundo o MDV (Movimento em Defesa da Vida do ABC) foram abertas ruas em um terreno público para facilitar o acesso de veículos ao local de decolagem. O movimento ambientalista apurou junto a moradores que as intervenções no terreno teriam sido feitas pela própria prefeitura.
Na área estão diversas nascentes, segundo explica o presidente do MDV, José Soares da Silva, que procurou os conselhos municipais de Meio Ambiente e de Turismo, e obteve a informação que eles não foram consultados. “Essa é uma área pública averbada para ser uma área verde preservada, como compensação para a regularização de outra área ocupada. Ali era para ser feito um parque, mas isso não saiu do papel, muito pelo contrário, estão usando o local para fazerem trilha com jipes e motos, agora temos a abertura de ruas para esse evento de paramotor”, diz.
Uma parte do terreno teria sido queimada para abrir espaço na vegetação de arbustos que há no terreno. A parte da área onde ficam as nascentes é muito próxima às ruas que foram abertas e o temor é que agora com a retirada da vegetação seja facilitada a invasão da área, prejudicando o meio ambiente e comprometendo a produção de água. “Fizeram um estrago só para uma atividade. O pior é que nem o conselho de Meio Ambiente, nem o de Turismo foram consultados e uma obra assim, neste tipo de área, precisa de licenciamento. Agora se abre um precedente para a ocupação”, diz o ambientalista que fará um ofício para a secretaria de Meio Ambiente pedindo explicações e avalia a providência jurídica a ser tomada.
A prefeitura foi indagada pelo RD sobre o licenciamento ambiental da intervenção no Jardim Serrano e se foi a própria prefeitura ou a organização do evento que abriu as ruas no terreno, mas até o fechamento desta reportagem a administração não se posicionou. O espaço está aberto e caso haja algum posicionamento, a matéria será atualizada.