ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Líder do governo na Câmara acusa Google de ‘chantagem’ e insiste em votar PL das Fake News

O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), acusou o Google de adotar uma “posição criminosa” na discussão sobre o PL das Fake News. Na segunda-feira, dia 1º, a empresa intensificou a campanha contra a proposta e incluiu, em sua página inicial, um link para um artigo contra a medida.

Guimarães participa do encontro dos líderes da Câmara no começo da tarde desta terça-feira, 2. A pressão contra o projeto ameaça a votação no plenário da Casa. Deputados bolsonaristas, bancadas conservadoras e empresas de tecnologia como Google, Facebook e TikTok aumentaram a mobilização para barrar o andamento do projeto, levando mais deputados a se posicionar contra a mudança na lei.

Newsletter RD

José Guimarães disse esperar que haja votação nesta terça. “Eu acho que tem que votar hoje, acabar com essa chantagem, essa ação criminosa das plataformas contra a Câmara e contra as crianças, disse. “Acho que vota e vou aqui para apertar, para votar. Doa em quem doer. Posição criminosa (do Google). Ninguém merece isso.”

Antes de início da reunião, o líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), declarou que o projeto poderia entrar em pauta nesta terça. O deputado afirmou, no entanto, não concordar com o texto do relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). “A gente quer apresentar uma alternativa. A gente espera que vá para a pauta hoje”, afirmou.

“Eu acho que com todo o trabalho do Orlando Silva, que todos nós observamos o esforço dele em mudar o texto, mas a gente acha que o dele não tem votos suficientes para ser aprovado. O PL vai fechar questão contra o texto do relator, mas a gente quer dialogar para ver se consegue uma alternativa.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes