A Agência de Desenvolvimento iniciou a discussão, junto ao Governo Federal, sobre a realização da primeira pesquisa online voltada à juventude no ABC. O tema foi levado ao secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso, em reunião ocorrida no último dia 11, em Brasília.
Na ocasião, o presidente da entidade regional, Aroaldo da Silva, juntamente ao vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, apresentou os trabalhos realizados pela Agência, bem como a pesquisa, que visa conhecer o perfil e os anseios profissionais de jovens estudantes moradores das sete cidades da região.
Segundo Aroaldo, feita a apresentação, o pedido foi para que o secretário participe das discussões para a implantação da ação, junto ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC e outros atores da Educação na região.
O objetivo do levantamento é conhecer o pensamento, os hábitos, os desejos e as necessidades do público-alvo. Os dados serão utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ingresso ao mercado de trabalho e embasar o ensino superior e a iniciativa privada sobre as necessidades dessa parcela da população.
O questionário é fruto de um trabalho realizado entre a entidade e seus associados, sendo que as perguntas foram orientadas e formuladas por professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS e Universidade São Judas Tadeu. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado e do Consórcio ABC, através do GT (Grupo de Trabalho) Juventude.