Santo André retira obrigação do uso de máscara facial em unidades de saúde

Decisão, que já está em vigor, abrange equipamentos públicos, privados e filantrópicos – Foto: Helber Aggio/PMSA

O uso de máscara de proteção fácil não é mais obrigatório em unidades de saúde de Santo André. De acordo com a Coordenadoria de Controle de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, o prefeito Paulo Serra publicou decreto municipal na sexta-feira (14/4) em que flexibiliza o uso do equipamento individual de proteção contra a covid-19.

A decisão é válida para todos os equipamentos de saúde, público, privado ou filantrópico, desde os de urgência e emergência até as unidades básicas, e já está em vigor. O uso da máscara já havia sido desobrigado em outros ambientes, como o transporte de passageiros.

Newsletter RD

Apesar da flexibilização, o governo do Estado segue com a recomendação do uso da máscara para alguns públicos específicos e que estão mais vulneráveis aos riscos, como pessoas com mais de 65 anos de idade, com alguma imunodeficiência, com comorbidades; pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para covid-19 e seus acompanhantes; pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidade da doença (últimos 10 dias) e profissionais que fazem a triagem de pacientes.

O uso também é recomendado para profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como, por exemplo, as enfermarias, os quartos, as unidades de terapia intensiva, as unidades de urgência e emergência, os corredores das áreas de internação etc; e nas situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes