
A moradora de São Bernardo, Cassia Cristina de Almeida Nascimento, aproveitou as promoções da Black Friday do ano passado e resolveu trocar a sua televisão antiga, que parou de funcionar, por uma nova. Encontrou promoção de uma Tv Philips de 65″ que tinha o mesmo preço de uma de 55″, resolveu aproveitar e levou para casa o aparelho de tela grande, mas desde que começou a usar o aparelho, conta que o mesmo apresentou defeitos que foram se agravando. O fabricante não quer trocar o produto e diz que os problemas foram ocasionados por mau uso, o que a consumidora contesta.
“Comprei a televisão em novembro e usei muito pouco pois eu e meu esposo ficamos fora o dia todo, não temos muito tempo de ver Tv. Já em janeiro ela já começou a apresentar problemas, a imagem travava, ficava parada e a gente apertava o controle e não acontecia nada, não conseguíamos nem desligar, tinha que tirar da tomada para reiniciar. Um tempo depois começou a aparecer uma mancha na lateral, primeiro ela era pequena depois foi aumentando. Chamamos um técnico da assistência técnica indicada pela Philips que veio aqui e disse que a tela estava trincada e poderia ser um defeito de fábrica”, explicou Cassia.
A consumidora então entrou em contato com o fabricante para exigir a troca e ficou sabendo que o técnico informou algo diferente para a Philips; que o dano foi causado por mau uso e a partir daí tiveram início as dores de cabeça com a fabricante. “O atendimento do SAC é muito ruim, a gente não tem chance de contrapor nada. Eu garanto que aqui em casa o dano não aconteceu, a Tv já chegou assim. É um aparelho grande não dá para sair passeando com ela por aí. Eu não tenho criança nem nada aconteceu com a Tv aqui”, disse ao RD a consumidora, que também já procurou o Procon e o site especializado em direito do consumidor, Reclame Aqui, diante das constantes negativas do fabricante em trocar o produto.
A Philips reproduziu a mesma negativa em nota enviada à reportagem. “A Philips Áudio e Vídeo respondeu ao Procon com relação ao problema informado pela consumidora no Reclame Aqui, enviando o laudo elaborado por um engenheiro qualificado para análise, constando que o aparelho sofreu um impacto na lateral direita que danificou o módulo LCD. O televisor foi utilizado durante quarenta e dois dias, portanto não foi comprado com o Módulo LCD quebrado, sendo assim, o resultado que provocou o dano foi algum fator externo. A Philips Áudio e Vídeo se disponibiliza a conceder um desconto no valor da peça, mas o reparo deverá ser pago pela consumidora. Caso ela tenha interesse no reparo, é preciso direcionar o aparelho ao posto autorizado e nos retornar com o número da OS. Para esclarecer qualquer dúvida adicional, a Philips Áudio e Vídeo coloca-se à disposição por meio de seu serviço de Atendimento e Vendas ao Consumidor pelo telefone 0800-709-1434″.
A consumidora disse que vai recorrer à justiça para buscar a troca do produto.