ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Santo André prepara 3ª tentativa de licitar terminal da Vila Luzita

Santo André completa 470 anos no próximo 8 de abril, porém, demandas municipais e regionais seguem no seu radar, principalmente na mobilidade urbana. Em entrevista ao RDtv nesta terça-feira (04/04) o prefeito Paulo Serra (PSDB) relatou que a cidade fará sua terceira tentativa de licitar a obra do Terminal da Vila Luzita, algo que é tentado há alguns anos.

“Estamos preparando um novo edital. Já fizemos dois editais e deram deserto. Enfrentamos a pandemia e o transporte público foi diretamente afetado. Para se ter uma ideia, ainda não voltamos aos patamares pré-pandemia. Apenas 80% dos usuários voltaram ao transporte público, ou seja, houve uma queda de 20% no faturamento do sistema, o que inviabiliza o plano de investimento e principalmente dificulta ações”, explicou o prefeito.

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Para a terceira tentativa, que ocorrerá ainda neste ano, a ideia foi buscar o mercado para entender o que deve ser feito e facilitado para que não ocorra a falta de procura que acabou acontecendo nas duas licitações anteriores. Além disso, ainda se busca um entendimento sobre o atual contrato para entender o que pode ser feito e de que maneira. Mas Serra quer deixar essa situação encaminhada antes do final de seu mandato, em 31 de dezembro de 2024.

Avenida dos Estados

Paulo Serra reforçou que ações na avenida dos Estados seguirão até o final do ano que vem (Foto: Reprodução)

Outro ponto visado pelo chefe do Executivo é o término dos investimentos da avenida dos Estados. Uma das metas é terminar a revitalização da via entre o final de abril e início de maio. Para isso é esperado que o Governo do Estado, que custeia 80% da obra, siga liberando os valores da forma que foi combinado, assim o objetivo será alcançado ainda dentro do prazo estimado.

Ainda sobre a via, o único lugar que não passará por uma revitalização no momento é a área do Complexo Santa Terezinha, que atualmente passa por três intervenções: a obra no viaduto Castelo Branco, a criação da passarela do Parque Linear e os dois novos viadutos que serão construídos. Neste caso o prazo é o final do ano que vem. A ideia é conseguir melhorar o fluxo da área que tem um trânsito em que passam 5 mil veículos por hora.

BRT e Metrô

Sobre obras regionais, Santo André está de olho nas futuras intervenções do BRT-ABC e sobre os passos para a obra da linha 20-Rosa do Metrô. Paulo Serra não esconde de que considera o fim do projeto da linha 18-Bronze como uma “decepção” e considera que o histórico dos últimos 10 anos sobre o assunto fará com que a pressão sobre o Governo do Estado seja maior.

“Aumenta (a pressão) pelo aumento da representatividade da região (na Assembleia Legislativa), mas também por esse complexo que a nossa região tem e que foi reforçado por essa mudança de projeto. Eu cansei de ver outdoor de político dizendo que o metrô iria vir. Eu sou político, não tenho nenhum constrangimento em falar disso, mas eu nunca assumiria esse compromisso e deixaria, da forma que foi, acontecer as transformações sem nenhum tipo de protesto”, explicou.

A linha 18-Bronze teve seu projeto extinto em 2019, quando o então governador João Doria (PSDB) considerou o projeto inviável financeiramente por causa das desapropriações. Então acabou dividindo a ação em dois projetos, o BRT e o Metrô, sendo que este segundo teve sua futura linha aumentada para chegar até Santo André, já que a princípio só seguiria até São Bernardo.

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