A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) como “gestão eficiente”.
No topo dos melhores do ranking estadual também estão Araraquara, com nota 9,29, e São José dos Campos, com nota 9,12. O IGR avalia anualmente os municípios paulistas com vistas a oferecer ferramentas para melhoria das políticas públicas em âmbito estadual e municipal.
A pontuação obtida por Santo André é fruto das diversas frentes de atuação do município para as questões que envolvem a temática de resíduos, desde a operação em si, como a coleta, varrição, disposição final e reciclagem; sensibilização e ações de educação ambiental, por meio de cursos, visitas e campanhas; até a implantação de novos projetos, como Meu Condomínio Recicla, Do Sólido ao Gasoso e Moeda Verde, que dão foco específico para algumas temáticas e setores do assunto, sempre com o objetivo de ampliar e melhorar a prestação dos serviços públicos.
Composição do índice
-O índice leva em consideração 10 eixos temáticos: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada. Além disso, o cálculo se utiliza do valor do Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT), obtidos na Cetesb.
No caso do IQR, o Aterro Sanitário, também administrado pelo Semasa, tem nota 9,4, sendo considerado um dos melhores aterros públicos da Região Metropolitana de São Paulo, o que também contribui para uma gestão eficiente e assertiva.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada pelo governo federal em 2010 e estabelece um marco no que diz respeito à temática de resíduos. A partir dela, os municípios criaram diretrizes e planos municipais com objetivos e metas específicos de acordo com a realidade local, organizando a forma como os entes federativos tratam o lixo, e incentivando a corresponsabilidade entre consumidores, produtores, geradores e poder público com vistas a um futuro sustentável.
“Santo André possui o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos desde 2012. Realizamos um monitoramento anual de forma a tratar os pontos que merecem mais atenção e concentrar os recursos e investimentos na melhoria dos pontos que ainda merecem atenção, como o descarte irregular, a ampliação dos índices de reciclagem, o incentivo à Coleta Seletiva, entre outros”, explica o superintendente adjunto e diretor de Resíduos Sólidos da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.