Dados das prefeituras do ABC revelam que, desde o início do ano, foram contabilizadas 11,6 mil confirmações de casos de covid-19 no ABC. São 61 mil casos a menos do que o registrado em 2022, quando 73,3 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Em entrevista ao RD, a infectologista do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, de Santo André, Silvia Mónica Yapura Jaldin, alerta para a utilização de máscaras de proteção em pessoas que fazem parte do grupo, ou seja, idosos e pessoas com alguma deficiência imunológica. “Recomendamos o uso de máscara para esses pacientes, mas qualquer pessoa, mesmo que não esteja no grupo de risco, se sente mais seguro usando máscara, é adequado usar em ambientes fechados, públicos e serviços de saúde”, orienta.
Para driblar a contaminação, a médica orienta que os cuidados com a higiene permaneçam. “Higienizar bem as mãos com álcool em gel ou sabão, assim como evitar aglomeração, são as melhores formas de prevenir a doença”, esclarece.
Covid no ABC
De janeiro até agora, São Bernardo contabilizou 4.560 confirmações de casos de covid-19. Na sequência aparece Santo André, com 2.572 casos, Diadema (2.233), Mauá (1.410), São Caetano (741) e Ribeirão Pires (116). Rio Grande da Serra não respondeu até o fechamento da reportagem.