ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Caças da Rússia derrubaram drone americano, dizem EUA; russos negam

Os EUA acusaram na terça-feira, 14, a Rússia de derrubar um drone americano MQ-9 Reaper que sobrevoava o Mar Negro. Segundo o comando militar americano na Europa, o drone realizava uma operação de rotina quando foi interceptado e atingido por um caça Su-27.

Segundo o Departamento de Estado, os EUA convocaram o embaixador russo em Washington em protesto. O Ministério da Defesa da Rússia nega que tenha derrubado o drone. Na versão de Moscou, a aeronave sobrevoava uma área restrita e caiu na água após realizar uma manobra brusca, tentando escapar dos caças.

Newsletter RD

Autoridades americanas disseram que, antes do incidente, aviões russos teriam despejado combustível e voado na frente do drone “de forma imprudente”. “O caso demonstra falta de competência, além de insegurança e pouco profissionalismo”, disse o comando.

O general James Hecker, comandante da Força Aérea americana na Europa e na África, deixou claro que os EUA e seus aliados continuarão operando no espaço aéreo internacional e pediu aos russos que atuem “de maneira profissional e segura”.

O comunicado lembrou que o ocorrido segue uma tendência de ações perigosas empreendidas por pilotos russos quando interagem com aeronaves dos EUA ou de seus aliados no espaço aéreo internacional, incluindo sobre o Mar Negro. Esse comportamento, segundo destacou o comando americano, “pode levar a erros e a uma escalada não intencional” do conflito.

Críticas

Os EUA lembraram que suas aeronaves sobrevoam regularmente o território europeu e o espaço aéreo internacional em coordenação com os países aliados e de acordo com o direito internacional.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, relatou o incidente ao presidente dos EUA, Joe Biden, segundo John Kirby, um dos porta-vozes da Casa Branca. Kirby explicou que este tipo de colisão não é incomum e, de fato, houve várias “nas últimas semanas”. No entanto, ele sustentou que esta é “notável” por ser “insegura” e “pouco profissional”.

A invasão da Ucrânia pela Rússia aumentou as tensões entre Moscou e Washington e transformou o Mar Negro, dominado pela Marinha russa, em uma zona de batalha. Moscou bloqueou os navios ucranianos dentro dos próprios portos, embora a Ucrânia tenha conseguido exportar parte de sua produção de grãos pelo Mar Negro após um acordo assinado em julho.

Otan

Ao mesmo tempo, a Ucrânia atacou navios de guerra russos na região, bem como no porto, principalmente em abril, quando um míssil ucraniano afundou o Moskva, o principal navio da frota russa no Mar Negro, um ataque que afetou a aura de invencibilidade naval de Moscou.

A guerra também galvanizou os países da Otan, principalmente ao fortalecer os laços entre Washington e os membros da aliança que fazem fronteira com a Rússia, incluindo Polônia e os países Bálticos – Lituânia, Estônia e Letônia.

Os membros da Otan despejaram bilhões de dólares em ajuda militar para apoiar a defesa da Ucrânia, mas, ao mesmo tempo, a aliança tentou evitar o confronto direto com Moscou, o que poderia escalar rapidamente para um conflito nuclear.

Um momento de crise ocorreu em novembro, quando um míssil ucraniano, usado para defender o país de um ataque aéreo russo, explodiu em uma fábrica de grãos polonesa logo na fronteira, matando duas pessoas.

Perdas no ar

Os EUA usam drones MQ-9 Reapers tanto para vigilância quanto para ataques e têm operado esse equipamento em vários locais, incluindo no Oriente Médio e na África. Outros países, como Reino Unido e França, também usam Reapers.

Vários MQ-9s dos EUA foram perdidos nos últimos anos, alguns por causa de ações hostis. Uma aeronave foi abatida em 2019 sobre o Iêmen com um míssil terra-ar disparado por rebeldes houthis, que também dispararam sem sucesso contra outros drones americanos alguns dias depois, de acordo com o Comando Central dos EUA.

Segundo relatos da imprensa americana, um drone MQ-9 caiu na Líbia, em 2022, enquanto outro se perdeu durante um exercício de treinamento na Romênia, no início do ano. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes