
O Programa Jovem Aprendiz é destinado a jovens entre 14 e 24 anos de idade e que estejam regularmente no ensino médio ou no ensino profissionalizante e tem o objetivo de capacitar jovens para o mercado de trabalho e assegura a oportunidade do chamado primeiro emprego.
Fruto de uma lei em vigor há 23 anos (10.097/00) o Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa federal que visa estimular empresas e órgãos públicos a contratarem jovens de 14 a 24 anos de idade, bem como pessoas com necessidades especiais, sem limite de idade.
Para Leila A. Perez Sanchez, professora nas áreas de Gestão de Pessoas e Projetos Integrados da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), o programa irá desenvolver habilidades e experiências que ajudarão o jovem na busca de emprego posteriormente a participação do projeto. “Além do aprendizado prático na empresa, o projeto prevê cursos profissionalizantes, como complemento e diferenciação dos jovens no mercado. Trata-se de um programa relevante para a sociedade de forma geral, empresas e jovens”, afirma.
O contrato de trabalho desse jovem pode durar até 2 anos na mesma empresa, com carga horária de 4 a 6 horas diárias e, empresas de médio e grande porte devem ter entre 5% a 15% de colaboradores na modalidade. “É importante ressaltar que participar do programa pode estabelecer parâmetros importantes para que o jovem considere uma eventual carreira em alguma área profissional que possa ter lhe chamado a atenção e o faz vivenciar situações de relações interpessoais e desenvolver as chamadas soft skills ou competências comportamentais”, comenta a professora.
Vagas no ABC
Santo André oferece o programa Meu Primeiro Emprego, que contempla vagas de estágio em 17 áreas do conhecimento e possui diversas vagas em aberto atualmente, que pode ser acessado no link acesse.santoandre.br/estágios. O Meu Primeiro Emprego foi reconhecido pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) como melhor programa de estágio entre 87 empresas e órgãos públicos.
Rio Grande da Serra oferece vagas para cerca de 150 jovens. A cidade realiza a contratação deste público diante do término de contrato dos jovens aprendizes que trabalham no momento. As últimas contratações foram no começo de 2023, com três novos contratos. Os critérios para se candidatar à vaga depende do perfil que o empregador solicita, que varia entre jovens de 14 a 22 anos, possuir a carteira de trabalho digital, estar com a documentação em dia e possuir cadastro no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).
São Bernardo concentra a oferta de vagas para jovem aprendiz na Central de Trabalho e Renda (CTR), agência pública de emprego responsável pela intermediação de vagas de emprego, habilitação de seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho. No último feirão de emprego promovido pela Prefeitura, dia 8 de março, foram oferecidas 138 vagas para este público. A cidade não divulgou como se candidatar para novas vagas.
Em Diadema, a Fundação Florestan Fernandes oferece cursos preparatórios para o primeiro emprego, e também o Programa Adolescente Aprendiz, que visa dar formação global para adolescentes, não necessariamente com foco no primeiro emprego, mas complementação da educação básica e incentivo para que o adolescente continue a estudar.
São três programas para jovens aprendizes, em Diadema, o Curso para Preparação para o Primeiro Emprego, o Curso para Aprendizes e o Oriente-se (construção da identidade). Para se candidatar às vagas de emprego, basta ser morador do município, ter entre 14 e 17 anos e estar matriculado na escola. Em caso de procura maior do que as vagas ofertadas, é realizada análise de vulnerabilidade socioeconômica dos candidatos.
Ribeirão Pires afirma ainda não ter sido procurada por nenhuma empresa para trabalhar vagas de jovens aprendizes. Questionadas, as prefeituras de São Caetano e de Mauá não se manifestaram até o fechamento desta reportagem