
Em apresentação da nova diretoria da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), realizada nesta sexta-feira (10/3) no Entreposto Terminal São Paulo, zona oeste da Capital, José Pechtoll, diretor-técnico operacional, afirmou que procurará a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). O objetivo é buscar uma parceria que vise reduzir os preços de produtos comercializados, como frutas, legumes e verduras, e destinação de doações ao Banco de Alimentos da cidade.
Morador de Santo André, Pechtoll está há uma semana na função, junto ao o diretor-presidente da empresa pública, Jamil Yatim, e a Hamilton Ribeiro Mota, diretor administrativo financeiro. O trio foi designado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), e discursou pela primeira vez a funcionários e comerciantes.
Após o evento, diretor-técnico operacional admitiu que pretende estreitar laços com Santo André. Segundo Pechtoll, muitos permissionários não produzem alimentos nas áreas de atuação da Craisa, recorrem a alimentos na Ceagesp e os vendem na região a preços mais elevados aos consumidores do ABC. Por essa razão, uma reunião com o superintendente da empresa andreense, Reinaldo Messias, está no radar.
“Como há poucos produtores que operam lá, temos permissionários se abastecem aqui, colocam um ‘plus’ em cima (aumenta o preço do produto) e vende lá. Então vou marcar uma conversa com Reinaldo Messias para que a gente possa ver a comercialização e falarmos também do Banco de Alimentos (sob tutela do Fundo Social de Solidariedade), pois podemos passar (mantimentos) também para lá”, disse o diretor técnico.
Para Pechtoll, não há planos de expandir a atuação da Ceagesp em detrimento da Craisa, visto que isso geraria uma concorrência e mudaria o plano social de ambas as companhias. “A expansão da Ceagesp tem muitas demandas de prefeitos que querem ter seus Ceasas (centrais de abastecimentos) nas suas cidades. Claro que isso depende de um estudo de viabilidade, porque é preciso atuarmos no atacado e se criarmos muitas centrais (em um mesmo local), vira mercado de varejo”, considerou.
Recém-empossado diretor-presidente da Ceagesp, Jamil Yatim projetou retornar com o Sacolão Itinerante, expansão que deve ocorrer a cidades do interior paulista e regiões periféricas, onde não há companhias de abastecimento locais. “Estou pensando seriamente voltar com essa atividade. A gente pegava os produtores em certos bairros e cidades, íamos com frutas e legumes a áreas para chegar na população mais carente”, frisou.