ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Arábia Saudita revela que depositou US$ 5 bilhões no BC da Turquia

A Arábia Saudita revelou nesta segunda-feira, 6, que depositou US$ 5 bilhões no banco central da Turquia, numa provável tentativa de ajudar o governo turco a sustentar a sua enfraquecida moeda, a lira, após o violento terremoto do mês passado que atingiu a Turquia e o norte da Síria.

Em comunicado o governo saudita descreveu o gesto como “uma prova da estreita cooperação e laços históricos que existem entre o reino da Arábia Saudita e a República da Turquia e seu povo irmão”.

Newsletter RD

O comunicado não traz detalhes de como os recursos serão usados. No entanto, depósitos do tipo podem ajudar a estabilizar a moeda de uma nação em relação a divisas internacionais.

A Turquia já vinha lidando com inflação alta e a desvalorização da lira mesmo antes do terremoto de 6 de fevereiro e dos vários tremores secundários que vieram depois. Há um ano, um dólar comprava 14,26 liras. Atualmente, o dólar vale 18,90 liras.

O terremoto matou cerca de 50 mil pessoas, a grande maioria na Turquia. Cerca de 204 mil prédios desabaram ou ficaram seriamente danificados na Turquia, deixando centenas de milhares de pessoas desabrigadas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes