
As Lojas Solidárias do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, localizadas nos quatro shoppings da cidade, recebem doações para as vítimas do temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo. As fortes chuvas provocaram deslizamentos e enchentes, deixaram ao menos 36 mortos e desabrigados, principalmente em São Sebastião. Na região são realizadas buscas por desaparecidos. São Bernardo também se colocou à disposição para, inclusive encaminhar pessoal para ajudar os municípios atingidos.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiveram em São Sebastião e falaram com o prefeito Felipe Augusto (PSDB). Tarcísio chegou a montar um gabinete provisório na cidade litorânea para acompanhar os trabalhos de perto.
O governo federal decretou estado de calamidade pública em seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. Além de São Sebastião e Ubatuba, também estão nessa situação Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga e Ilhabela. São Sebastião, além dos 36 óbitos, tem 1.730 desalojados e 766 desabrigados, de acordo com o governo estadual.
Em Santo André a recomendação é que sejam doados itens como roupas, calçados, água potável, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. As Lojas Solidárias ficam abertas durante o período de funcionamento dos shoppings. Durante o Carnaval, o horário de atendimento segue esquema especial, que varia de acordo com o dia. As unidades do Shopping ABC (avenida Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda) e do Atrium Shopping (avenida Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon) abrem nesta segunda-feira (20), das 10h às 22h; na terça (21), das 14h às 20h; e na quarta (22), das 12h às 22h.
No Grand Plaza Shopping (avenida Industrial, 600 – Centro), a Loja Solidária funciona nesta terça, das 14h às 20h; e na quarta, das 10h às 22h. No Shoppinho Santo André (rua Coronel Oliveira Lima, 410 – Centro), a Loja Solidária vai funcionar nesta quarta, das 11h às 19h. O shopping não abre na terça-feira de Carnaval. As doações também podem ser entregues no depósito do Fundo Social de São Paulo, localizado na Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informa que o prefeito Orlando Morando entrou em contato com o prefeito Felipe Augusto, de São Sebastião, para oferecer ajuda. Os dois são do PSDB. Na nota o paço sambernardense diz que ofereceu ajuda a uma das cidade mais afetadas pelas chuvas, colocou a cidade à disposição para ajudar tanto com envio de pessoal quanto com equipamentos que ajudem na busca de desaparecidos ou na limpeza do município do litoral.
Para doações de cestas básicas o governo estadual disponibilizou a Conta Bancária, Banco do Brasil, Agência 1897-X, Conta Corrente Número 19.490-5, CNPJ/MF: 44.111.698-0001/98, Chave PIX: 44.111.698-0001/98. Para doar cobertores, Conta Bancária Banco do Brasil, Agência 1897-X , Conta Corrente Número 19.7771-8, CNPJ/MF 44.111.698/0001/98. Chave PIX: doacoesfussp@sp.gov.br.
As entregas de alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso, devem ser feitas no depósito da FUSSP, Avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré, São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo site: www.saosebastiao.sp.gov.br e https://www.fundosocial.sp.gov.br/.