ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

São Caetano distribui medalhas para localizar de animais perdidos

Foto: Samuca Fermino / PMSCS

A Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, de São Caetano iniciou nesta sexta-feira (10/2) a distribuição das medalhas com QR Code para localização de animais perdidos. Para receber a medalha é necessário solicitar o RGA (Registro Geral Animal) pelo site da prefeitura, no link de saúde e bem-estar animal.

O programa foi lançado no dia 18 de janeiro e, até o momento, 1,6 mil tutores já solicitaram o documento digital.

Newsletter RD

O documento tem a mesma numeração impressa na medalha que o tutor recebe, além dos dados do animal e do proprietário. “O RGA funciona como uma carteira de identidade e é emitido para cães e gatos com idade superior a três meses. O documento nos ajudará a tabular a quantidade de animais que temos no município, servindo de base para políticas públicas e novos programas”, explicou a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.

No primeiro dia de entrega, 300 pessoas receberam aviso e 91 retiraram as medalhas de seus pets. Maraisa Fabiana Messias Cardoso adorou a novidade. “A Jade ficou linda na foto do RGA. Achei as iniciativas muito importantes. Embora minha cachorrinha nunca saia sozinha e sempre esteja na coleira, sempre há risco. Uma vez, ela já saiu correndo, por sorte conseguimos pegar.”

Fábio José Ferreira Leite é pai da tutora de Bisteca, Carolina Duarte, e também já retirou a medalha. “Achei muito bacana. É uma ação inovadora, se o pet fugir será fácil de localizar o tutor. Assim que chegar em casa já vou colocar a coleira no Bisteca. Ele nunca fugiu, mas é bem danado nos passeios. Agora estaremos mais tranquilos”.

Quando o tutor solicitar o RGA, será confeccionada uma tag para ser colocada junto à coleira com o número do RGA e um QR Code. Caso o animal se perca, qualquer pessoa com uma câmera de celular faz a leitura do código e poderá enviar um whatsapp ou email informado ao proprietário do animal sua localização. São Caetano é a primeira cidade do estado a adquirir essa tecnologia.

O RGA é um documento digital que será emitido e enviado ao tutor por e-mail. A medalha com QR Code é confeccionada com o número do RGA e, em até 15 dias, o tutor receberá um e-mail informando a data de retirada. A entrega será realizada toda segunda e sexta-feira, das 9h às 17h, no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho.   

O documento é emitido para todos os moradores que possuem pets e a solicitação deve ser feita no site da prefeitura (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/page/saude-e-bem-estar-animal), no link Saúde e Bem-Estar Animal.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes