ABC - terça-feira , 14 de maio de 2024

Com Rafael Matos, Brasil vence nas duplas e garante triunfo sobre China na Davis

Com um triunfo nas duplas, o Brasil assegurou a vitória sobre a China por 4 a 0 na série melhor de cinco jogos, pelos playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis. O resultado, obtido no saibro do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), mantém o time brasileiro na busca pelo retorno à elite do tênis mundial.

A equipe nacional vai enfrentar agora um adversário do Grupo Mundial I, em setembro, para tentar a vaga nas Eliminatórias para a fase final da Davis em 2024. O futuro adversário será conhecido no dia 9 deste mês, em sorteio a ser realizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês).

Newsletter RD

Os tenistas brasileiros entraram em quadra neste sábado com boa vantagem, conquistada na sexta, quando Matheus Pucinelli e Thiago Monteiro venceram as partidas de simples. O time da casa só precisa, portanto, de um triunfo nas duplas para sacramentar a vitória no confronto e a classificação para a fase seguinte da disputa.

A parceria brasileira foi formada por Felipe Meligeni e Rafael Matos, que foi campeão da chave de duplas mistas no Aberto da Austrália, há menos de duas semanas. Eles venceram Jie Cui e Ze Zhang por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 6/3, em 1h19. Na sequência, já com o duelo resolvido, Gustavo Heide entrou em quadra para fazer jogo de simples com Rigele Te, mas o chinês abandonou após apenas três games.

“Sabíamos que éramos os favoritos, já que eles vieram sem os seus principais jogadores. A nossa equipe está de parabéns pelo empenho, foco e todo trabalho realizado durante a semana. Tínhamos o objetivo bem claro que era ganhar e saímos com a vitória”, comentou Matos, campeão em Melbourne ao lado de Luisa Stefani.

“Foi um jogo bem nervoso, bastante da minha parte no começo. Mesmo assim conseguimos colocar uma intensidade e fazer o nosso jogo sem ficar muito preocupado com que estava acontecendo fora. Estou muito contente e gostaria de agradecer a galera que veio torcer pela gente e que acompanhou pela TV. Jogar no Brasil é uma sensação diferente e muito boa”, afirmou Meligeni.

O capitão do Brasil, Jaime Oncins, também celebrou o triunfo contundente. “É sempre muito bom vencer um confronto dessa maneira. Fizemos bons dias de treinamento para chegarmos bem na sexta e no sábado e foi isso que aconteceu. A equipe lidou bem com a responsabilidade, com essa pressão a mais de ter que vencer e acabou dando tudo certo. Agora é esperar o sorteio para pensar no próximo confronto”, declarou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes