
Cada vez mais pessoas estão mudando de carreira no meio da sua vida economicamente ativa. São pessoas que resolveram seguir um sonho de atuar em determinada profissão, que resolveram mudar de atividade em busca de uma qualidade de vida melhor ou até aquelas pessoas que, por condição econômica, não conseguiu fazer uma faculdade quando jovens. Esses novos profissionais com mais experiência de vida já são uma realidade muito comum e as empresas até os procuram para oxigenar equipes atuando com pessoas de diferentes faixas etárias. Levantamento feito por uma agência especializada nesse tipo de contratação mostrou crescimento de mais de 1000% entre 2021 e o ano passado na contratação de estagiários com mais de 40 anos.
Essa realidade é contada no filme Um senhor Estagiário protagonizado por Robert De Niro, que interpreta um homem que aos 70 anos e viúvo entra para uma corporação para trabalhar como estagiário. Ele tem que se adaptar às situações que não conhece e lidar com o preconceito. Ele ganha a confiança da sua chefe, interpretada por Anne Hathaway (foto).
Segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios) embora seja fundamental abrir espaço para os jovens, contar com um time diversificado pode ter inúmeros benefícios. “Afinal, eles trazem vivências passadas, situações difíceis e superadas, um contraponto e o olhar de outro público. Logo, a chance de obter um bom resultado é muito maior”. Para o trabalhador que está ingressando em uma nova área o estágio é uma oportunidade valiosa para o start na nova carreira, para as empresas também é importante contribuir com o aprendizado e ter um trabalhador que custa menos que o aquele contratado no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
A Nube, agência especializada em colocação de estagiários fez um levantamento junto aos clientes que atende e constatou o crescimento da contratação de estagiários com mais de 40 anos de idade no Estado. Em 2019 a empresa tinha apenas um estagiário nesta faixa etária, dois em 2020, 29 em 2021 e o número chegou a 328 no ano passado, um crescimento de 1.031%. Somente este ano a Nube colocou 133 pessoas com mais de 40 anos atuando como estagiários. Só no ABC são 1.131 vagas abertas para estagiários de todas as idades.
Um destes estagiários recentemente contratados é Henrique Fabiano da Silva, de 45 anos. Ele atua na área de Ciências Contábeis e deve se formar este ano. A formação veio a esta idade porque antes ele atuou em outras. Primeiro fez a faculdade de Direito e chegou a atuar na área, mas não gostou, depois foi comerciante e aos 42 anos decidiu buscar a área que sempre o atraiu e então voltou aos bancos escolares. Conseguir o estágio não foi fácil, conta ele. “Foi muito difícil, penei para conseguir, não sei se por preconceito com idade. Tinha semana que eu tinha entrevista todos os dias e não vinha nenhuma resposta; já estava até desistindo quando me chamaram. Quem me contratou é o filho do dono da empresa, que tem mais ou menos a minha idade”, conta.
Com um mês de trabalho na empresa, Silva diz que ainda está se adaptando tanto ao trabalho às diferenças de visões dentro da equipe que é composta em parte por pessoas mais jovens. “Não houve qualquer conflito, mas na primeira semana de trabalho, quando eu vi o pessoal conversando confesso que fiquei chocado; é uma linguagem tão diferente que me senti deslocado, mas eu persisti e hoje a gente conversa bem”, diz o estagiário que espera adquirir experiência e, quem sabe abrir um escritório próprio de contabilidade ou até trabalhar para outras empresas maiores e fazer carreira.
A professora do curso de Gestão de Recursos Humanos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Leila Aparecida Perez Sanchez, diz que o surgimento de vagas para pessoas com mais idade surgiu com as transformações nas relações de trabalho, dentre elas o envelhecimento populacional que acontece em meio a todas as mudanças que afetam o formato do trabalho. “Esse é o contexto que deu abertura a possibilidade de estágio para pessoas com experiência de mercado pudessem retornar e ao mesmo tempo investir academicamente em outras formações profissionais. Seja pela necessidade financeira ou pela possibilidade de realizar o curso desejado para entrar numa nova área de trabalho, esse estágio se torna um processo de aprendizagem e ao mesmo tempo um complemento de renda”.
Etarismo
Não há limite de idade para ser estagiário, ou seja, ele pode ter 18 ou 80 anos. As diferenças de idade nas empresas podem ser positivas para o trabalho, segundo a professora Leila. “As empresas que aderem a programas de responsabilidade social, podem estimular essa prática para evidenciar processos inclusivos, evitar o etarismo (preconceito em relação à idade) e estimular o convívio entre gerações como uma forma de não perder a cultura ou criar valores e crenças importantes para o bem-estar social”, analisa.
“As empresas que contrataram pessoas acima de 50 anos de idade destacam que as principais vantagens elencadas se relacionam a experiências, ao baixo índice de absenteísmo no trabalho, ao respeito às colegas de trabalho e a fácil adaptação às mudanças”, aponta Leila.
As prefeituras da região confirmam que aumenta exponencialmente o número de estagiários com mais idade nas contratações nas empresas privadas que anunciam nos bancos de vagas, seja nas próprias prefeituras.
Prefeitura de Diadema diz que as empresas que pedem estagiários, em geral limitam a idade em 24 anos. Nas contratações da própria prefeitura não há restrição e a administração informou que contratou três estagiários com mais de 30 anos.
A prefeitura de São Bernardo diz que não tem um acompanhamento especificamente dos estagiários com mais de 40 anos que foram contratados. “A Central de Trabalho e Renda (CTR), atua como agência de intermediação de vagas de emprego e estágio, voltadas a todos os públicos independentemente da idade. O painel desta semana tem vaga, por exemplo, para estágio na área de nutrição, com exigência de idade superior a 18 anos. De forma complementar, a Administração já realizou dois feirões de emprego direcionados especificamente ao público a partir dos 40 anos”, informou em nota.
Os números da prefeitura de Santo André também mostram que é grande o número de estagiários acima dos 30 anos atuando na própria administração. “A Prefeitura de Santo André disponibiliza vagas de estágio para todas as faixas etárias e áreas de atuação, por meio do programa Meu Primeiro Emprego. Atualmente são 490 estagiários atuando na administração municipal. Na prefeitura há oportunidades de estágio para todas as pessoas que estejam cursando faculdade, independentemente da idade. Atualmente, 233 vagas são ocupadas por pessoas a partir dos 30 anos”.