ABC - quinta-feira , 2 de maio de 2024

Esgoto invade casas e gera transtornos na Vila Alto de Santo André

Esgoto jorrava pelo bueiro na rua Lourenço de Almada (Foto: Reprodução/Viva ABC)

Moradores da rua Lourenço de Almada, na Vila Alto de Santo André, bairro do segundo subdistrito, sofrem há anos com problemas de esgoto. Acontece que as instalações subterrâneas naquela região são datadas de 1966, e naquela época eram usadas manilhas estreitas. De lá para cá, o bairro cresceu, novas casas e condomínios residenciais foram construídos no entorno, e as instalações hidráulicas, hoje pertencentes à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), pouco sofreu alterações. Com isso, há, segundo moradores, sobrecarga na rede e todos os dejetos minam pela rua e dentro das casas.

A aposentada Maria Emília, 83 anos, explica que há pelo menos 30 anos o problema ocorre, mas nos últimos tempos, o vazamento de esgoto tem se tornado quase que diário. “Isso é uma pouca vergonha. Minha casa está toda suja e não preciso passar por isso”, reclama.

Newsletter RD

Para tentar solucionar a questão, a vizinhança tem se unido para realizar um abaixo-assinado, e cerca de 100 pessoas já assinaram o documento. Outros moradores afirmam que diversas reclamações foram feitas na Sabesp. Além disso, equipes da empresa já estiveram por diversas na rua, mas nenhuma solução foi apresentada.

O proprietário de um comércio no bairro, que prefere não se identificar, afirma que fica até constrangido de receber seus clientes no espaço. “O cheiro ruim incomoda e minha cozinha fica toda alagada”, comenta.

Outra munícipe do bairro, Margarete Perline, diz ter buscado a Sabesp e a resposta recebida não foi nada animadora. “Eles dizem estar sem funcionários para vistoria, é humilhante. Mas vamos ver, foi dado um prazo para até 15 de fevereiro ir alguém lá resolver a questão”, afirma.

Procurada, a Sabesp informou que fez na quarta-feira (01/02) a desobstrução da rede coletora de esgoto existente no local, normalizando a situação. A Companhia esclarece que realizará ações preventivas no entorno a fim de evitar qualquer alteração na operação da rede.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes