Emoções na escola: como lidar?

As disciplinas de Habilidades para a Vida e Projeto de Vida são trabalhadas na Vereda através de coleção exclusiva da escola, e tratam, acima de tudo, de valores compartilhados por todos

O que um estudante pode, de fato, conquistar no ambiente escolar? Pensando superficialmente, a escola é o lugar em que se aprende a ler e escrever, e o principal objetivo é passar de ano para, futuramente, entrar em uma universidade.

Entretanto, o curso superior é a conclusão de um longo processo que não se limita só a absorver os conteúdos básicos. Aprender é alcançar o máximo do potencial como ser humano, evoluir em todos os aspectos, e adquirir uma fonte de responsabilidades com o futuro. Por isso, qualidades como empatia, colaboração, otimismo e determinação são mais do que bem-vindas na aprendizagem. Mas, o que esses atributos têm a ver com educação?

Newsletter RD

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê três princípios que orientam a construção das práticas pedagógicas: visão do estudante, desenvolvimento pleno e integração curricular. O desenvolvimento pleno compreende aspectos cognitivos e socioemocionais. De acordo com a BNCC, ambos atuam como campos articulados e são igualmente fundamentais na busca pelo conhecimento.

É no ambiente acadêmico que se têm contato com perspectivas diversas daquelas do convívio familiar. Lidar com pessoas diferentes, integrar equipes, elaborar projetos e despertar o senso crítico são algumas das práticas que acontecem na escola, portanto, desenvolver habilidades socioemocionais é garantir o progresso integral do estudante.

A proposta educacional da Vereda segue as diretrizes da BNCC, o que permite focar nas questões socioemocionais e transformá-las em uma melhor eficiência do estudo. A finalidade não é apenas direcionar o adolescente do ensino médio a passar no vestibular, mas orientá-lo, desde o ensino fundamental, a ser um cidadão íntegro, crítico e participante ativo da sociedade em que está inserido.

As disciplinas de Habilidades para a Vida e Projeto de Vida são trabalhadas na Vereda através de coleção exclusiva da escola, e tratam, acima de tudo, de valores compartilhados por todos.

Dentre os pilares abordados em sala de aula estão autoconhecimento e autogestão. Nestas esferas, os estudantes descobrem os próprios pontos fortes e fracos, potencializam as características positivas e, a partir desse entendimento, estabelecem metas de vida para atingirem o crescimento pessoal.

Na prática, estas habilidades auxiliam, por exemplo, na compreensão e controle das emoções antes de uma prova importante; no início do ano letivo, onde tudo é novidade e exige um senso de responsabilidade maior a cada ano; na rotina de estudos que, muitas vezes, torna-se exaustiva e cansativa; no bom convívio e respeito com outros colegas, e outras diversas situações dentro e fora da sala de aula.

A Escola Vereda leva o assunto a sério e acredita que só uma educação inovadora, humanista e conectada com a vida real é o caminho para a construção de uma sociedade melhor.

Escola Vereda
matriculas@escolavereda.com.br
www.escolavereda.com.br
matriculas@escolavereda.com.br

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes