Vereador da base de oposição em São Caetano, César Oliva (PSD), afirmou nesta terça-feira (17/01) que a cidade não investe no combate às enchentes. Para o parlamentar, ações de microdrenagem contribuiriam para a redução das cheias na cidade. Conta que no bairro Fundação falta escoamento, por isso algumas ruas alagam. “Não é enchente de rio, é a água que não tem para onde ir”, discorre.
Para o parlamentar, o que falta é atenção do poder público local, com a abertura de mais bocas de lobo e manutenção das já existentes. Oliva afirma serem necessárias ações macro, como aquelas nas divisas de São Caetano com Santo André, São Paulo e São Bernardo.
César Oliva também destaca que no bairro Prosperidade, o problema é inverso, parte das ruas da localidade fica na mesma linha ou abaixo do nível do rio. Com isso, quando há alagamentos a água retorna pelos ralos das casas e bueiros. “Existe tecnologia para isso, mas São Caetano não investe”, frisa.
Segundo o vereador, os rios que cortam a cidade “há tempos não passam por desassoreamento”.
Outro ponto criticado por César Oliva diz respeito ao plano de contingenciamento, que na sua opinião não existe. “O que tem venceu ainda na gestão do prefeito Paulo Pinheiro”, afirma o parlamentar. “Nos alagamentos do ano passado, o que vi foi muita gente batendo cabeça, não havia botes e ações coordenadas, apesar de todo os esforços das equipes, que deram o seu melhor”, comenta.
O espaço para manifestação da Prefeitura de São Caetano e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) em relação aos comentários do entrevistado segue aberto.