
No ABC, 26,4% das crianças entre cinco e 11 anos ainda não voltaram aos postos para receber a 2ª dose da vacina contra a covid-19. O índice corresponde a 66.887 munícipes desta faixa etária, de um total de 253.685 que as prefeituras têm meta de vacinar.
A infectologista Hercília Borges, coordenadora médica da unidade de internação do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama de Santo André, explica que a vacinação de crianças é necessária para todas as doenças e, no caso da covid-19, previne o agravamento da doença. “A partir da segunda dose, é possível observar menos casos de internação e, pesquisas indicam 45% de proteção contra casos graves na cepa ômicron”, ressalta.
Hercília acredita que a baixa adesão se deve a desinformação ou a informações inadequadas, que podem ser encontradas em qualquer lugar e por qualquer um. “A frequência com que informações errôneas são divulgadas traz preocupações aos pais que não levam os filhos para serem vacinados”, comenta.
Em Santo André, há 60.268 crianças na faixa etária. Até o momento, 43.170 receberam a segunda dose, 71,6%. Cerca de 9.512 crianças ainda precisam receber a segunda dose da vacina. O município aguarda o recebimento de doses da vacina para iniciar a terceira dose. Apenas 13 postos ofertam imunizante para criança – Unidade de Saúde Dr. Moyses Fucs, Policlínica Parque das Nações, Unidade de Saúde Parque João Ramalho, Unidade de Saúde Vila Guiomar, Unidade de Saúde Jardim Alvorada, Unidade de Saúde Vila Luzita, Unidade de Saúde Jardim Irene, Clínica da Família Jardim Cipreste, Unidade de Saúde Recreio da Borda do Campo, Clínica da Família Parque Miami, Unidade de Saúde Parque Andreense, Unidade de Saúde Paranapiacaba, Policlínica Bairro Paraíso e na Unidade de Saúde Jardim Carla.
São Bernardo
São Bernardo aplicou 70.288 primeiras doses e 55.062 segundas doses no público-alvo de 5 a 11 anos, o que representa, respectivamente, uma cobertura vacinal de 99% e 78%, já que a cidade possui 70.997 crianças nesta faixa etária. A terceira dose, ou dose de reforço, ainda não está disponível para esta faixa etária. A vacina contra a covid-19 é aplicada nas 33 unidades básicas de saúde (UBSs). As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira e o fluxo segue o expediente de cada unidade. Vinte UBSs atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h.
Em Ribeirão Pires, são 2.756 crianças que ainda não retornaram aos postos para receber a segunda dose. Enquanto 17.438 receberam a primeira dose, apenas 14.682 voltaram para a segunda dose. A aplicação de vacina para esta faixa etária é realizada em todas as unidades de saúde, com exceção da UBS Centro.
Em São Caetano, foram aplicadas 10.018 primeiras doses em crianças entre cinco e 11 anos, o que corresponde a 93% da população desta faixa etária. Já para a segunda dose, 10.018 das 11.224 crianças retornaram para a aplicação. A vacinação é realizada na Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente, de segunda a sábado, mediante agendamento pelo site https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos.
Total de 32.126 crianças entre cinco e 12 anos receberam a segunda dose da vacina em Mauá, o que corresponde a 61,7% das 52.047 munícipes que fazem parte deste grupo. A Administração informa estar sem receber a vacina Pfizer pediátrica e que a vacina Coronavac está com baixo estoque. Desta forma, quando alguma criança se dirige a uma UBS para se vacinar, a unidade que abriu o frasco informa em um grupo de WhatsApp que tem frasco aberto para que outras unidades encaminhem as crianças e não ocorra desperdício de doses.
Rio Grande da Serra não se manifestou até o fechamento desta reportagem.