Arte e técnica definem a Arquitetura e Urbanismo na organização de espaços criativos. Alguns projetos nesta linha podem ser vistos até 11 de janeiro, na Pinacoteca de São Caetano. Alunos da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) apresentam as perspectivas artísticas de seus projetos. Na mostra é possível conhecer projeto de abrigo de emergências feito em tetrapak, espaço para acolhimento de mulheres vítimas da violência, tiny house (habitação mínima), casa impressa em 3D, a requalificação da orla ferroviária e mais diversos projetos de formandos do curso. Quatro alunas falaram de seus projetos ao RDTv.
Cibele Chiarot traz uma proposta diferenciada. Apresento um projeto open source, código aberto, para a construção de casas modulares, que podem ser configuradas da forma mais conveniente para o morador. “São casas de baixo custo de construção, pois não necessitam de mão de obra de alta qualificação. Entre as estruturas temos, por exemplo, o drywall”, diz
Outra proposta está voltada para novos comércios. São lojas sem estoque, apenas para demonstração dos produtos ou para espaços compartilhados. “Meu projeto está focado nas mudanças e tendências do comércio, com lojas-conceitos ou lojas-colaborativas, explica Isabella Nemer.

Maria Eduarda Marques, outra formanda, conta que sua inspiração surgiu após observar nos vagões de trens a falta de interesse dos passageiros pela paisagem exterior. “A paisagem vista pela janela não agrada. Criei uma proposta para que todos possam participar da cidade, com um projeto arquitetônico focado no detalhamento das estruturas metálicas”, afirma.
A mostra, que reúne 17 trabalhos, ainda traz a perspectiva de um espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência. “Comecei a observar uma crescente nos casos de violência durante os períodos de isolamento social e pensei em criar um local para atendimento das vítimas que seja acolhedor, com tudo que elas gostam para que se sintam ajudadas”, explica uma das autoras do trabalho, Fabiana Linchin.