
Paciente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sacadura Cabral, em Santo André, reclama da limpeza ruim e da quantidade de cadeiras quebradas até na frente da pediatria. Afirma que são mais de 50 e faz tempo, o podem causar acidentes. A Prefeitura admite a falta de manutenção no mobiliário e diz que já comprou novas cadeiras.
Irritada, Lenise Delminda, 62, dona de casa, moradora do bairro, conta que as cadeiras da UPA estão quebradas desde do ano passado. “Pode ter acidentes, quedas, porque tem cadeira sem banco e solta. Eu sinto um desprezo, um relaxo, nós estamos sujeitos a sofrer um acidente, é uma humilhação, uma vergonha ter as cadeiras desse jeito”, desabafa.
A moradora do bairro ainda considera um descaso da Prefeitura com os moradores da região ter esse tipo de problema e considera que os impostos pagos pelos munícipes poderiam ser melhor utilizados. “Os assentos estão misturados, é um conjunto com cinco cadeiras, e tem cadeira boa e ruim junto, se quebra uma fica essa palhaçada. Enquanto não acontecer um acidente fica assim, é uma falta de dignidade, respeito com o munícipe e com o nosso dinheiro”, enfatiza.
Lenise ainda relata que o problema não ocorre apenas em uma área da UPA. “Tem mais de 50 cadeiras quebradas em todas as partes da UPA, na entrada, nos corredores e em frente aos consultórios”, finaliza,
Em nota, a Secretaria de Saúde de Santo André informa que a UPA Sacadura Cabral vai passar pelo processo de modernização iniciado em 2017 com o programa Qualisaúde. “Quarenta equipamentos de saúde de Santo André foram reformados e entregues para a população. Antes da reforma, já foram compradas cadeiras, longarinas (cadeiras conjugadas), cadeiras de rodas e mobiliários que serão entregues em janeiro de 2023”, informa a Pasta.