
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) diplomou, nesta segunda-feira (19/12) nove deputados estaduais com base no ABC. Diferentemente dos eleitos para o governo do Estado ou Presidência da República, a posse dos parlamentares acontece apenas dia 15 de março.
As sete cidades da região passam a contar com Ana Carolina Serra (Cidadania), Carla Morando (PSDB), Thiago Auricchio (PL), Rômulo Fernandes (PT), Luiz Fernando Teixeira (PT), Teonílio Barba (PT), Átila Jacomussi (Solidariedade), Altair Moraes (Republicanos) e Ediane Maria (Psol).
Thiago Auricchio segue para o segundo mandato. “Precisamos avançar na proteção das mulheres, combater a fome e o desemprego”, diz.
Reeleita, a deputada estadual Carla Morando destaca que a diplomação mostra qual o caminho deve continuar a ser trilhado. “O resultado das urnas já comprovou o caminho certo que tocamos o mandato”, afirma.
A debutante na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Ana Carolina Serra diz que é gratificante estar no Parlamento como deputada eleita, à frente na votação dos candidatos da federação. “Minha responsabilidade é trabalhar pelo desenvolvimento social”, diz.
Barba se manifestou nas redes sociais logo após a diplomação. “Dedico minha vida para a luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras. Vou continuar lutando para que essa luta seja sempre vitoriosa”, ressalta.
Átila Jacomussi, que já foi deputado, depois prefeito, retorna à Alesp com o sentimento de gratidão a Mauá. Para o ex-prefeito, a vitória é de todos aqueles que sonham com um Estado e principalmente com uma cidade melhor.
Ediane, apesar de ter domicilio eleitoral em Santo André, sempre atuou em causas sociais na cidade de São Paulo, já Altair Moraes fez o inverso, deixou a Capital paulista e registrou seu domicílio eleitoral, também em Santo André.
Diplomação
A cerimônia de diplomação das eleitas e eleitos em 2022 foi realizada na Sala São Paulo, no Centro da Capital paulista. Foram diplomados 169 candidatos e candidatas que venceram as eleições deste ano.
A sessão da diplomação é um ato jurisdicional formal, previsto no artigo 215 do Código Eleitoral. Representa o encerramento oficial do processo eleitoral e é realizada para conferir diplomas aos eleitos, de modo público e solene, e habilitar o eleito a tomar posse no respectivo cargo.
Carla Morando destaca que a diplomação mostra qual o caminho deve continuar a ser trilhado
Thiago Auricchio segue para o segundo mandato
Ana Carolina Serra diz que é gratificante estar no Parlamento como deputada eleita