Munícipes foram às redes sociais reclamar sobre a falta de feedback da Prefeitura de Diadema no aplicativo Fala, Diadema. Oficialmente chamado de Colab, o app foi lançado em agosto deste ano para permitir que a população envie sugestões, reclamações e demandas de melhorias no município.
Sarah Pacífico Silva, moradora do bairro Eldorado, afirma que já reclamou na plataforma sobre a necessidade da poda de uma árvore, em frente à residência, mas sequer teve uma resposta. “Achei que usar o app seria uma forma mais rápida do que ligar para a Prefeitura para resolver o meu problema, mas até agora ninguém fez respondeu. Já faz dias que abri a demanda, mas nem tive confirmação que encaminharam meu problema”, diz.
Outra reclamante, que preferiu não se identificar, afirma que, por conta da falta de retorno pelo aplicativo, abriu chamadas em outros canais de vozes da cidade. “Fiz minha solicitação lá, mas também até agora nada. Isso porque, além do Colab, abri solicitação pelo site da Prefeitura, mas ninguém veio resolver”, conta.
Em nota, a Prefeitura de Diadema informa que o app registrou, até o momento, 279 solicitações, maioria relacionada à paisagem urbana. Diz que o índice de resolução das demandas ultrapassa a casa dos 50% (139). As demandas ainda não solucionadas estão na fila de execução e, em breve, serão resolvidas.
A nota da Prefeitura relata, também, que a responsabilidade pelo app é divida por todas as secretarias, com equipes que coletam, registram, encaminham as demandas registradas no aplicativo para serem solucionadas.