Medalhista de ouro em Tóquio é suspenso por alterar e-mail sobre teste de doping

O americano Randolph Ross, medalhista de ouro do revezamento 4×400 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi punido com três anos de suspensão por adulterar um e-mail que comprova sua terceira falha de paradeiro em 12 meses. A punição foi anunciada nesta terça-feira pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU, na sigla em inglês).

A entidade exige que os atletas fiquem disponíveis para a realização de testes de doping fora dos períodos de competição e que informem suas localizações quando solicitados. Caso não se apresentem para três exames dentro de 12 meses, com horário e local indicados previamente por eles mesmos, são enquadrados na infração de “falha de paradeiro”, sob risco de punições.

Newsletter RD

De acordo com a entidade, Ross admitiu que “alterou um e-mail gerado pelo sistema (que confirmava uma aparente atualização de sua informação de paradeiro para o período correspondente), para tentar evitar uma terceira infração no período de 12 meses”.

O atleta de 21 anos foi suspenso provisoriamente na véspera da disputa dos 400 metros rasos do Mundial de Eugene, nos Estados Unidos. A irregularidade teria ocorrido no dia 18 de julho, e o período de suspensão será retroativo, contando a partir de 1º de julho deste ano, com encerramento em 30 de junho de 2025. Assim, não poderá disputar os Jogos Olímpicos de Paris.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes