Nike e Kyrie Irving rompem contrato por causa de polêmica com filme antissemita

Kyrie Irving (Foto: Reprodução/Twitter)

O relacionamento de Kyrie Irving com a Nike está oficialmente encerrado. A marca esportiva norte-americana confirmou, nesta segunda-feira, uma tendência que teve início um mês depois que a empresa suspendeu o armador do Brooklyn Nets como parte das consequências dele twittar um link para um filme contendo material antissemita.

A separação não foi uma surpresa, especialmente depois que Phil Knight, co-fundador da Nike, disse dias após a empresa suspender as atividades com o atleta, que tinha dúvidas se haveria uma reconciliação. “Kyrie Irving não é mais um atleta da Nike”, disse a empresa em um comunicado.

Newsletter RD

A agente e madrasta de Irving, Shetellia Riley Irving, disse ao ‘The New York Times’ que os lados decidiram se separar mutuamente e “nós apenas desejamos à Nike tudo de melhor”. Já Irving, sem mencionar a Nike pelo nome, colocou uma mensagem em uas redes sociais. “Qualquer pessoa que tenha gastado seu dinheiro arduamente ganho em qualquer coisa que eu já tenha liberado, considero vocês da família e estamos ligados para sempre”, escreveu o atleta da NBA. “É hora de mostrar o quanto somos poderosos como comunidade.”

Com contrato com a Nike desde 2011, quando passou a fazer parte da principal liga de basquete dos Estados Unidos, Irving, d 30 anos, tem usado sua linha de assinatura da Nike nos últimos jogos. Fica a expectativa para se saber se o fim formal de seu relacionamento com a empresa afetará isso, pelo menos no curto prazo. Ele ganhou seu primeiro tênis assinado em 2014.

Quando a Nike suspendeu Irving no início de novembro, a empresa estava a poucos dias de lançar o tênis Kyrie 8, o que teria sido o mais recente em sua assinatura da linha. “Na Nike, acreditamos que não há lugar para discurso de ódio e condenamos qualquer forma de antissemitismo”, disse a empresa com sede em Beaverton, Oregon, na época.

Irving ficou fora de oito jogos antes de ser reintegrado pelos Nets em 20 de novembro. Ele pediu desculpas naquele dia para aqueles que se sentiram ameaçados ou feridos quando ele postou um link ao documentário, e reconheceu que deveria ter esclarecido antes de que não tem crenças antissemitas.

“Eu não defendo discurso de ódio, antissemitismo ou qualquer coisa que vá contra a raça humana”, disse Irving no dia em que os Nets o reintegrou à equipe.

Irving expressou muitas opiniões controversas durante sua carreira. Ele repetidamente questionou se a Terra era redonda antes de eventualmente pedir desculpas aos professores de ciências. No ano passado, sua recusa em ser vacinado contra a Covid-19 o levou a ser proibido de jogar na maioria das partidas dos Nets m Nova York.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes