
A Agência de Desenvolvimento Econômico ABC e a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (Aciarp), firmaram parceria sem fins lucrativos para a realização da campanha de orientação aos microempreendedores individuais (MEIs).
O objetivo da iniciativa visa orientar sobre endividamento e fortalecer o microempreendedorismo individual na cidade. O programa “MEI é Assunto Sério”, conta com a parceria institucional do Consórcio Intermunicipal ABC, Sebrae e da Agência Tryade Publicidade.
Segundo dados do relatório sintético sobre as características gerais do microempreendedorismo individual no ABC de 2021, divulgado pelo Consórcio ABC e a Agência de Desenvolvimento, a Estância Turística possui 8.432 empreendedores individuais cadastrados na Receita Federal, 38,9% estariam com alguma inadimplência.
Através de panfleto virtual touch screen, o microempreendedor poderá regularizar o seu negócio através do pagamento de débitos atrasados e promover cursos online oferecidos pelo Sebrae, entre eles, implantação das lojas virtuais e técnicas para turbinar as vendas. Para os empreendedores endividados, a entidade disponibiliza ainda o canal 0800 voltado para orientações e encaminhamentos.
Visando atingir o maior número de pessoas, o panfleto virtual será enviado pela Aciarp aos celulares dos associados, que integrem ou não a categoria. O sistema touch permite acesso direto ao serviço, bastando um toque na imagem correspondente.
A parceria com a Aciarp abre a segunda etapa do programa “MEI é Assunto Sério”. Em maio deste ano, em parceria com as sete Prefeituras da região, a ação levou informações e cursos para 204 mil MEIs cadastrados nas sete cidades. A necessidade da campanha veio após levantamento promovido pela Agência de Desenvolvimento e o Consórcio ABC em dezembro do ano passado, quando ficou demonstrado que a taxa de inadimplência dos microempreendedores individuais no Grande ABC, em setembro de 2021, atingiu 40,7%, com picos de 50% antes da pandemia. Os dados foram disponibilizados pela Receita Federal, Ministério da Economia e DataSebrae.