Republicanos vencem em NY e Wisconsin e ficam perto de obter maioria na Câmara

Candidatos republicanos à Câmara dos Representantes dos EUA venceram disputas nos estados de Nova York e Wisconsin e ganharam assentos para o partido que antes eram ocupados por democratas. Com isso, o número de viradas a favor dos republicanos chegou a 11, contra apenas quatro dos democratas, segundo projeções.

No 17º distrito de Nova York, Mike Lawler derrotou o democrata Sean Patrick Maloney, que ocupa a cadeira pelo seu quinto mandato. Já em Wisconsin, Derrick Van Orden ganhou o assento do terceiro distrito de seu adversário Brad Pfaff. Van Orden é ex-militar da Marinha americana e admitiu que participou dos protestos republicanos contra os resultados da eleição presidencial em 6 de janeiro de 2021, que culminaram na invasão ao Capitólio, sede do Congresso em Washington.

Newsletter RD

Já os democratas ganharam mais uma cadeira na Pensilvânia, com a vitória de Chris Deluzio, e mantiveram assento em Wisconsin, com o sexto mandato confirmado para o deputado Dan Kildee.

Com os novos resultados, a imprensa americana já conta de 198 – no caso do NY Times – a 222 cadeiras – no caso da NBC News – para o partido republicano na Câmara. São necessários 218 deputados eleitos para que um dos partidos tome controle da Casa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes