A poucos dias do início da Copa do Mundo do Catar, 20 de novembro, e da estreia da Seleção Brasileira no dia 24, os bares estão numa expectativa grande em relação ao movimento de torcedores e até fazem contratações. Acrescente-se ao otimismo, a Black Friday (25), importante data do varejo, sem contar as tradicionais confraternizações que começam a temporada.
A perspectiva dos empresários é um aumento de cerca de 15% no faturamento em relação a um período normal. De acordo com o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC), naturalmente, o fim do ano é um período bom para os estabelecimentos que trabalham com confraternizações de empresas, de familiares e amigos.
Beto Moreira, presidente do Sehal, ressalta que é imprescindível que os proprietários se preparem e aproveitem a oportunidade. A afinidade do brasileiro com o futebol e a vontade do consumidor em confraternizar e comemorar vai dar um impulso para os negócios. É possível que os bares lotem, especialmente quando os jogos forem em horário próximo ao happy hour, os torcedores saem mais cedo e esticam a jornada nos bares”, acrescenta.
De olho no telão
O dono do Brasa Bar e Liverpool, ambos na avenida Kennedy, em São Bernardo, Carlos Alberto Miranda (o Carlinhos, vice-presidente do Sehal), prepara o ambiente do salão, que receberá um painel de led, um mega telão, para transmissão dos jogos da Copa 2022.
“Será tudo ao mesmo tempo, enfeite de Natal, Copa e confraternização. Mas este é um tipo de problema que é bom. Melhor administrar por demanda do que pela falta dela. Nossa expectativa é que o faturamento cresça uns 15% após esse período”, diz Carlinhos.
O efeito atípico do fim do ano também traz impacto positivo na economia com a geração de empregos pelo setor. Em geral, os estabelecimentos contratam temporários. Carlinhos já está à procura de cumins (auxiliares de garçons). “Vamos contratar uns 4 a 5 estagiários para essa função. Se tiver chance, poderá haver efetivação”, comenta. Atualmente, o empresário tem entre 55 e 60 funcionários em seus dois estabelecimentos.
Reforço do time
No Farofa Paulista, em Santo André, a expectativa também é de um aumento significativo no movimento. Para acompanhar o clima, um televisor de 70 polegadas vai transmitir os jogos com caixas de som, espalhadas pelo salão.
O proprietário e diretor do Sehal, Fábio Presoto, lembra da experiência de Copa do Mundo em outros anos. “Os clientes vinham e se reuniam exclusivamente para assistir e consumir”, comenta. Para dar conta da demanda, acrescentará mais três colaboradores ao atual time da casa, formado por oito funcionários.
Também de Santo André, o Old Town English Pub, na rua das Figueiras, deve ter mais movimento em jogos do Brasil e Inglaterra, pelo fato de o estabelecimento ter características típicas de países de influência britânica, segundo aposta o proprietário Francisco Montinai Martins (Kiko).
“Fim de ano e Copa ajudam a melhorar o movimento, mas dependendo do horário, as pessoas acabam comemorando em suas casas”, explicou. Porém, nas copas de anos anteriores, ele lembra que o movimento aumentou cerca de 20% nos dias de jogos.
Para atrair o público e incentivar a ida ao pub haverá estratégia promocional. Será oferecido double chopp durante a transmissão dos jogos da Copa do Catar. “Convido o público para vir assistir aos jogos no pub mais inglês do ABC. Especialmente contra a Inglaterra”, sugeriu.