
Com foco na diversidade cultural, o Sesc Santo André apresenta, a partir deste sábado (12/11), o projeto ABC Beat. A proposta é explorar estilos de danças urbanas e fomentar, além da prática, reflexões a respeito de diferentes territórios de cultura.
O projeto tem periodicidade mensal e a programação de novembro abrange diferentes linguagens artísticas e propõe a valorização da cultura urbana através de encontros e atividades em diferentes formatos.
Programação
Breaking e suas Expressões
A exposição fotográfica Breaking e suas Expressões revela a potência de corpos periféricos em movimento. É um olhar sobre uma (contra) cultura construída historicamente a partir de questões sociais e coletivas de determinadas periferias. Ao mesmo tempo, também fala de lugares íntimos e particulares de meninos e meninas, tanto quanto de agentes realizadores da cultura hip hop. O projeto organiza de forma abrangente as obras fotográficas de Sarará Rodrigues, feitas ao longo dos últimos 12 anos, que apontam para o que o artista tem chamado de corpos in movimento. O trabalho destaca como o Breaking – dança que faz parte da cultura Hip Hop – está traduzido pelos atravessamentos de culturas corporais como as danças brasileiras, a capoeira e o futebol.
A pesquisa busca dialogar com o universo destes corpos e suas histórias porque acredita que, mesmo que inconscientemente ou somente materializados no gesto, são corpos que querem expor sua cosmovisão no ato de desenhar com movimento no espaço e tempo. As obras são compostas por séries de momentos capturados dos ditos corpos em movimento que, para além de registrar a pose, o tônus, e a expressividade daquele humano extraordinário, tem como desejo perpetuar suas narrativas através da fotografia.
Registradas enquanto Sarará observou atentamente os movimentos singulares destes artistas em diversos eventos da cultura Hip Hop, as imagens capturam momentos ímpares do ato da expressão. A proposta é construir, por meio desta exposição, uma narrativa que contemple a força, potência, afeto, confiança, autenticidade, e coletividade tão presente nas rodas de break, tal qual estão nas comunidades.
Obras
A exposição registra a cena de danças urbanas do grande ABC sob o olhar do fotógrafo Sarará Rodrigues, trazer uma poética do corpo em movimento que é materializada no gesto, para preservar sua cosmovisão no ato de desenhar no tempo e no espaço a movimentação constante de braços e pernas executados pelo breaker, em um vai e vem junto às batidas do breakbeats tocado pelos deejays.
O trabalho reúne uma seleção de 14 impressões fotográficas em papel Canson, no formato 100 X 150, emolduradas em madeira preta com vidro antirreflexo.
Dimensões 100X150.
Data: 12 a 20/11, terças a domingos. Das 10h30 ás 19h
Entrada: Grátis
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. ABC Beat. Todas as idades
Flash Mob
com MC Uiu e Coletivo Nosso Flow
Manifestação inusitada e impactante, o Flash Mob é uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público realiza uma determinada atividade previamente combinada, principalmente de dança. para surprender o público presente, ela se desfaz repentinamente do mesmo jeito que se formou. Nesta atividade, seis dançarinas e dançarinos farão suas performances de dança, em diversos pontos da unidade, para conduzir o público até o DJ, que estará localizado em um ponto de encontro. MC e dançarinos apresentarão um trabalho de improvisação, com pequenas interpretações coreográficas, para intergir com o público e convidando-os para uma vivência corporal de aprendizado e descontração.
Data: 12/11, sábado. Das 15h às 15h30
Entrada: Grátis
Local: Área de Convivência. Projeto ABC Beat. Todas as idades
Treinos Criativos
com Bboy Clean e André Rockmaster
Os treinos criativos têm como objetivo aprimorar as capacidades corporais, utilizando como ferramenta de estratégia o treinamento funcional atrelado ao Breaking, tendo em vista a melhoria da performance em seus diversos pontos. A atividade será conduzida por Bboy Clean e André Rockmaster. Durante o treino será organizado um circuito com diversos materiais, momentos em roda com os participantes e um bate-papo sobre a importância da preparação física e da prática da atividade física para dançarinos e para o público em geral.
Data: 19/11, sábado, das 11h às 12h
Entrada: Grátis
Local: Área de Convivência. Projeto ABC Beat. Todas as idades
Demonstração de dança
Batalha All Style
Batalha de danças urbanas na categoria All Style, com expectativa de 16 dançarinos(as) inscritos(as) e chaveamentos formados no decorrer do evento, através do resultado das batalhas que serão decididas por votação do júri técnico composto por Ivo Alcântara, Gih e Zaila para a categoria All Style. Inscrição grátis de 28/10 a 16/11. A partir de 16 anos.
Data: Dia 19/11, sábado, das 13h às 18h30.
Entrada: Grátis
Local: Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.
Batalha de Breaking
Batalha de danças urbanas na categoria Breaking, com expectativa de 16 dançarinos(as) inscritos(as) com chaveamentos formados no decorrer do evento, através do resultado das batalhas que serão decididas por votação do júri técnico composto por Bboy Pelézinho, Bgirl Bibi e Bboy Casper. Inscrição grátis de 28/10 a 16/11. A partir de 16 anos.
Data: 19/11, sábado, das 13h30 às 18h30.
Entrada: Grátis
Local: Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.
Apresentação
Batalha de Rimas
Batalha de Rimas com 3 MCs convidados da Batalha da Matrix, que se tornou um dos maiores e mais frequentes eventos culturais da cidade de São Bernardo do Campo. Além de ser uma vitrine para a nova geração de MCs da região do ABC Paulista e São Paulo, a batalha também proporciona aos mestres do Rap Nacional um contato mais próximo com seu público na rua.
Data: 19/11, sábado, das 16h às 16h30
Entrada: Grátis
Local: Área de Convivência. ABC Beat – Não recomendado para menores de 10 anos – Autoclassificação.
Turmalinas Negras
Apresentação de danças urbanas com o coletivo de mulheres pretas Turmalinas Negras, projeto que atua com foco na dança, trazendo pautas que potencializam a linguagem como ferramenta de acesso às origens e valorização da cultura negra. O projeto, que surgiu em fevereiro de 2020 através de um vídeo na internet, conta com mais de 20 mulheres participantes e visa abrir cada vez mais espaços para que mais mulheres possam se integrar e compartilhar de sua arte, sendo base de apoio, troca e aprendizado. Seu conceito não vê a dança apenas como movimento, mas sim, como construção e como ferramenta de acesso às origens e questões que potencializam e valorizam a mulher negra no mundo.
Data: 19/11, sábado, das 17h30 às 18h
Entrada: Grátis.
Local: Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.
Oficina de Discotecagem
Com Dj MF
A atividade tem como proposta um workshop de deejay com o DJ MF, que ensinará os fundamentos básicos de como manusear os toca-discos, selecionar músicas e trabalhar os conhecimentos das estruturas das músicas para manter a sincronismo sonoro. Inscrição grátis com 30 minutos de antecedência. A partir de 16 anos.
Data: 12/11, sábado, das 15h30 às 16h30.
Entrada: Grátis
Local: Área de Convivência. ABC Beat. Livre – Autoclassificação.