O Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos, desenvolvido pela Câmara de Ribeirão Pires e a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com apoio do Consórcio Intermunicipal, iniciou nova etapa na Estância Turística.
Em agosto deste ano, o Legislativo de Ribeirão Pires se tornou o primeiro parlamento municipal sustentável do Brasil, ao atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), após a implantação de geração de energia limpa, maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva e reuso de água, arborização frutífera com o plantio de árvores adultas e a substituição gradual da frota de automóveis por veículos elétricos.
Com os ODSs implantados, o programa entrou em uma nova etapa, de olho na consciência coletiva, com visitas de estudantes das redes pública e privada. No dia 18 de outubro, alunos da Escola Estadual Comendador Emílio Sortino, visitaram a Casa de Leis, quando conheceram as iniciativas de sustentabilidade e os trabalhos legislativos, também através dos gabinetes dos parlamentares e departamentos administrativos. No último dia 31, foi a vez dos estudantes do 5º ano da E.E. Marli Raia Reis e alunos da ARIS (Associação Ribeirãopirense para Integração Soicial) debaterem sobre o tema.
Para o presidente da Casa de Leis, professor Paulo Cesar, o programa iniciado em 2021, pelo então presidente Guto Volpi, rendeu frutos e segue conscientizando crianças, jovens e adultos. “Em 2021, o Gut, iniciou as intervenções na Câmara, objetivando torná-la sustentável. Em um ano, entregou esse novo modelo, inclusivo e comprometido com o meio ambiente. Agora, estamos iniciando uma nova fase, propagando essas ações e conscientizando os moradores sobre a importância das práticas sustentáveis. Iniciamos pelos estudantes, pois eles são o futuro e terão a responsabilidade de defender a natureza, garantindo maior qualidade de vida para todos nós”, disse Paulo Cesar.
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo da Silva, a iniciativa se tornou um case de sucesso e espelha as ações regionais voltadas a Agenda 2030. “Precisamos fazer um debate profundo com toda a sociedade sobre qual será o rumo do nosso planeta. Nesse sentido, o case de Ribeirão Pires é modelo e demonstra muito bem a necessidade de conectarmos os setores e disseminar, a partir do ABC, a Agenda 2030 para toda a sociedade”, reforça Aroaldo da Silva.
O Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos foi lançado em agosto deste ano, na ocasião, diferentes entidades e representantes de classe assinaram uma Carta de Princípios e Compromissos pela Agenda 2030, que tem por objetivo, entre diversos outros itens, a mobilização, articulação e o fomento de políticas públicas voltadas ao tema, o estabelecimento de estratégias e de uma agenda regional do ABC e a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais.