Moradores de diversos bairros em Diadema reclamam da falta de água

Moradores de Diadema relatam que ficam com torneiras secas a maior parte do dia. (Foto: Banco de Dados)

Desde segunda-feira (31/10) que os moradores de Diadema usam as redes sociais para relatar falta de água, que o abastecimento antes já irregular à noite passou a ser cortado mais cedo na torneira. A situação se agravou na última semana. A Sabesp diz que há apenas dificuldades pontuais por conta do consumo maior e que a situação já foi contornada.

Os bairros atingidos são Vila Conceição, Vila Nogueira, Sítio Joaninha, Vila Paulina, Jardim Canhema, Eldorado, Sapopema, Campanário, Inamar, Parque Real e Centro, ou seja, há problema em todas as regiões da cidade.

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Moradora do Jardim Campanário, a comerciante Luciane de Souza Santos diz que em sua casa falta água todos os dias há cerca de dois anos. O abastecimento era normal até as 22h, mas de um mês para cá começou a faltar água mais cedo. “Depois das 5 da tarde já começa a ficar fraca. Ontem (segunda-feira, 31/10) eu liguei a máquina de lavar às 17h50 e não deu nem para encher, isso tem ocorrido há mais de um mês, vizinhos reclamaram, mas nada é feito”, diz a moradora. Na casa moram oito adultos e duas crianças e todos têm de se organizar para tomar banho pela manhã, porque a água da rua acaba. A residência tem duas caixas de 500 litros cada. “A gente usa a água da caixa para banho, comida e banheiro, então tem de economizar, senão fica sem”, afirma. Luciane também reclama da qualidade da água. Diz que todo dia de manhã não dá para fazer café. “É que a água tem tanto cloro, que ela chega a sair branca da torneira”, reclama.

Água branca ou lama 

Do outro lado da cidade a moradora do bairro Serraria, Danielle Souza da Silva de Gouveia, vive drama igual. “Às 6h não tem água na torneira e se tem está fraca não sobe na caixa. Tem vizinha que trabalha fora o dia todo e no fim de semana quer colocar a casa em ordem, mas não tem água, que só começa a ficar mais forte depois das 14h”, diz a moradora que também reclama da qualidade da água. Se no Campanário a água sai branca nas torneiras, na casa de Danielle a água parece lama. A caixa é frequentemente lavada e mesmo assim está sempre suja. “Vem assim da rua, para cozinhar eu uso comprada porque a água da Sabesp é lama pura. Meu esposo já reclamou, mas não adianta. Eu não tomo água da torneira desde que cheguei em Diadema há seis anos. Não bebo nem do filtro”, comenta.

Danielle diz que adota uma postura de economizar constantemente para evitar ficar com a caixa vazia. “Encho a maquina uma vez por dia para por em ordem as roupas;  a casa tenho costume de lavar quase todo dia porque tenho cachorro aí uso balde para gastar menos; a louça lavo duas vezes ao dia, eu acumulo para racionar água”, explica. Na casa moram duas pessoas, mas constantemente o casal recebe parentes que se hospedam por dias e isso é um problema por conta do abastecimento inconstante de água. Danielle diz que a situação piorou no último mês.

Barril no cavalete

Em outro ponto da cidade, no Sítio Joaninha, já divisa com São Bernardo, Gabriela Melo relata que passou o domingo (30/10) sem água, que só chegou por volta das 18h, porém na segunda-feira (31/10) faltou às 14h e só chegou novamente ao meio-dia desta terça-feira (01/11). “Desde quarta-feira (26/10) tem sido assim, difícil com calor e com duas crianças em casa”, diz a moradora que reclamou com a Sabesp. “Disseram que vão abrir chamado para resolver e fica por isso mesmo”, reproduziu Gabriela, que usa um barril para coletar água no próprio cavalete, na entrada de casa. “Como a água vem muito fraca ela nem sobe na caixa, então a gente enche o barril para ir usando”, relata.

Em nota, a Sabesp informa que não houve problemas na rede e que a intermitência foi causada pelo consumo maior. “A Sabesp informa que, devido às altas temperaturas nos últimos dias, alguns dos setores de abastecimento das localidades citadas em Diadema tiveram elevação do consumo, o que causou as intermitências. O abastecimento já foi normalizado na região. Os moradores com cadastro atualizado foram avisados por meio de SMS. A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e segue à disposição dos clientes pelos canais de atendimento: telefones 195 e 0800 055 0195 e pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br”.

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