ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Jornais no exterior destacam que Bolsonaro evita reconhecer derrota para Lula

Diferentes jornais ao redor do globo seguem repercutindo as eleições brasileiras encerradas no domingo, 30. Depois de horas de silêncio por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), é a falta do reconhecimento explícito da derrota ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da menção a um processo eleitoral transparente e confiável que ganha a atenção no exterior. Os veículos também notam que, mesmo assim, a transição de governo ocorrerá.

O New York Times afirma que o discursa serviu para aliviar os temores de que o líder de extrema-direita iria contestar o resultado das eleições, “depois de alertar por meses que a única forma em que perderia seria se os votos fossem roubados”.

Newsletter RD

Entre os britânicos, o The Guardian também destacou a recusa em parabenizar ou reconhecer a vitória de Lula, após dois dias de silêncio. “Mas Bolsonaro não disse nada, com reportagens da mídia local sugerindo que o populista de direita errático estava escondido em sua residência presidencial consumido pela raiva, desânimo e descrença”, afirma o texto. Já o Financial Times disse que Bolsonaro “pareceu aceitar” a derrota, ainda que não o tenha dito explicitamente.

A Associated Press, Europapress e o argentino El Clarín trazem pontos semelhantes.

Já a Reuters destacou que o derrotado na corrida eleitoral afirmou que os protestos desde o anúncio do resultado foram fruto de “indignação e sentimento de injustiça” sobre a votação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes