Prefeituras encerram mutirões de exames do Outubro Rosa

Mamografia é um dos principais exames realizados durante os mutirões de atendimento realizados pelas prefeituras. (Foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

O mês de outubro chega ao fim e também as ações pontuais visando a prevenção do câncer de mama no chamado Outubro Rosa. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil. O RD questionou as administrações municipais do ABC para saber se os objetivos dos mutirões de exames preventivos foram alcançados, mas as cidades ainda não têm o diagnóstico fechado, mas disseram que as ações pontuais se encerram com a virada do mês, mas que ações voltadas à saúde da mulher acontecem durante todo o ano.

A prefeitura de São Caetano realizou até sábado (29/10) 268 ultrassonografias de mama no Centro de Diagnósticos e no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), além de 875 na Carreta Móvel de Saúde que fez a ação de Outubro Rosa, totalizando 1.143 exames do tipo. No mesmo período foram feitas 759 mamografias. Na ação da Carreta Móvel foram feitos 588 exames de papanicolau e 36 mulheres foram encaminhadas para mamografia. A prefeitura avalia ter atendido toda a demanda uma vez que não há, segundo a administração, demanda reprimida para esse tipo de exame. A cidade informou ainda que foram realizados nesta segunda-feira (31/10) exames e que o total do fechamento do mês ainda será contabilizado.

Newsletter RD

A prefeitura de São Bernardo só vai fechar os números do Outubro Rosa no dia 03/11. A cidade realizou um grande mutirão de exames no sábado (22/10). Somente neste dia foram 3.658 exames realizados na ação denominada Dia D do Outubro Rosa. Foram realizadas mamografias, Papanicolau, encaminhamentos, atualizações da carteira de vacinação e orientações diversas ao público feminino. A administração informa que as ações da campanha se encerraram nesta segunda-feira (31/10). “As ações alusivas à campanha se encerram hoje, porém, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mantêm o atendimento da Saúde da Mulher durante todo o ano”.

A moradora de São Bernardo, Ione Cavalcante Lima, que é usuária da UBS Areião, em São Bernardo disse que encontrava dificuldade em realizar os exames preventivos e acabou perdendo a oportunidade de participar do Dia D, no dia 22/10. Ela disse que espera que o novo Hospital da Mulher de São Bernardo seja uma opção para agilizar os procedimentos. “A gente fica com uma guia de exame e passa um ano, o pedido é cancelado. Na UBS eu tinha pedido exames de prevenção desde janeiro. Eu pedi para o médico me dar guia para fazer o ultrassom transvaginal e ele disse que não tinha necessidade. Eu me programei para ir no Dia D, mas tive um problema pessoal e não deu para ir”, lamentou. A prefeitura informou que a unidade de saúde irá entrar em contato com a paciente para entender a necessidade da paciente e dar encaminhamento.

A prefeitura de Ribeirão Pires respondeu que toda a demanda gerada durante a campanha foi atendida, porque não havia fila de espera para esses procedimentos, porém a cidade ainda não tem o total de atendimentos feitos durante o Outubro Rosa. Além de ultrassons e mamografias também foram realizados exames ginecológicos durante a campanha, como o papanicolau. A prefeitura informou, em nota, que algumas ações estratégicas vão adentrar ao mês de novembro, mas não detalhou quais. “A Secretaria de Saúde mantém a prevenção permanente ao câncer de mama e colo de útero durante todo o ano”, disse a prefeitura.

A prefeitura de Diadema, também não tem o levantamento concluído das ações do Outubro Rosa. A cidade informou que não irá prorrogar a campanha. “A programação do Outubro Rosa não será prorrogada, uma vez que as atividades realizadas durante o mês têm caráter educativo e de sensibilização para a temática, mas vale ressaltar que o atendimento à saúde da mulher ocorre durante todo o ano de maneira permanente nos serviços de saúde, incluindo a oferta de consultas e exames. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema é que as mulheres procurem sua Unidade Básica de Saúde para receber orientação sobre autocuidado, cuidados preventivos e acompanhamento, se necessário”.

Santo André também não fechou os números do Outubro Rosa. “As ações do Outubro Rosa estão sendo finalizadas hoje (segunda-feira, 31/10) e nos próximos dias a Secretaria de Saúde vai divulgar um balanço com os números consolidados. Destacamos que as 34 unidades de saúde da cidade ofertam exames ginecológicos e da saúde da mulher durante todo o ano, independentemente das ações focadas no Outubro Rosa”.

As prefeituras de Mauá e Rio Grande da Serra não responderam.

Carreta

Uma carreta equipada para fazer exames de rastreamento de câncer de mama vai estacionar no Mauá Plaza Shopping de 06 a 10/11. Trata-se de uma parceria entre a Natural One, empresa do segmento de sucos naturais, e a ONG Américas Amigas e Amigas. A carreta estará equipada com mamógrafo digital para a realização, de forma gratuita, de exame clínico, mamografia e ultrassonografia direcionada, além de orientações sobre a doença, tudo realizado na própria unidade móvel. A estimativa é atender cerca de 80 pessoas por dia. Para participar da ação, é necessário fazer um cadastro prévio no site da Américas Amigas (Link) e atender aos seguintes critérios: ter mais de 40 anos; não possuir prótese mamária estética.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes