A Fama (Faculdade de Mauá) e a FRP (Faculdade de Ribeirão Pires) estão na iminência de terem novos cursos autorizados pelo MEC (Ministério da Educação). As duas instituições iniciam seu processo seletivo para 2023 retomando as atividades presenciais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site da Uniesp. O professor Paulo Henrique Ansaldi, diretor das duas instituições, fala sobre as expectativas para o próximo ano em entrevista ao RDTv.
“A pandemia impactou de maneira muito forte o ensino superior. A FRP que é tão tradicional na cidade – no ano que vem completa 50 anos -, também sofreu muito com esse período pandêmico quando tivemos que dar um passo para trás para nesse momento voltarmos com força total. Desde de segunda-feira está aberto o processo seletivo e a nossa perspectiva é de aumentar o número de cursos”, anuncia. “A FRP tem os cursos de administração, gestão financeira, logística, gestão de TI, educação física, pedagogia, história, letras e matemática e estamos na perspectiva de podermos oferecer também os cursos de medicina veterinária, serviço social e enfermagem. Temos essa perspectiva, fizemos essa solicitação ao MEC e o processo está muito adiantado, passamos pela visita do MEC já temos a nota satisfatória, mas a gente aguarda a emissão da portaria no diário oficial. A gente trabalha na perspectiva de ainda esse ano oferecer no vestibular”, explica.
Atualmente a FRP tem apenas alunos em EAD (Educação à Distância) e 2023 vai marcar a retomada das aulas presenciais. “Tivemos, pela primeira vez na história, uma entrada maior em cursos de EAD do que em cursos presenciai, essa é uma tendência forte e até certa medida preocupante porque hoje vemos vários prédios de faculdades que tinham cursos presenciais vazios porque encerraram suas atividades”, diz o professor.
Tanto FRP como Fama vão concentrar esforços para a retomada dos cursos presenciais. “Na Fama temos cursos presenciais em enfermagem e os alunos nunca deixaram de estarem presentes, mesmo no período pandêmico, até porque foi o momento em que mais se precisou desses profissionais”, explica Ansaldi.
Ambas instituições já consideram que a pandemia deixou marcas nos estudantes e que estes vão precisar de apoio psicológico e as instituições estão preparadas para isso. “Esse período pandêmico vai trazer alunos diferentes. Temos já estudos que mostram a necessidade de uma interação muito forte, sobretudo na questão psicopedagógica, são alunos que ficaram dois anos praticamente em casa e isso tem consequências psíquicas e temos todo um aparato para auxiliar esses alunos. Além disso, tanto a Firp quanto a Fama sempre tiveram um diferencial muito forte, a pessoalidade, então o acesso ao professor, ao coordenador, à direção e ao pessoal técnico administrativo sempre foi muito fácil e a gente quer aprofundar essa facilidade. O aluno na Fama ou na FRP tem nome, não é só um número, isso acreditamos que talvez esse seja nosso maior diferencial. Poderia dizer o óbvio, que temos professores altamente capacitados, mestres e doutores, mas eu acho que se há um diferencial em relação às grandes instituições, é a pessoalidade”.
A expectativa na FRP é de pelo menos 400 alunos nos cursos presenciais já na Fama a expectativa é maior dado o tamanho físico da instituição. As duas instituições possuem laboratórios e bibliotecas completos. “Ambos os prédios são próprios e isso nos dá uma capacidade grande do ponto de vista de investimento. Temos laboratórios e infraestrutura extremamente adequada para os cursos que a gente oferece. A FRP fica numa fazenda, então ela tem um espaço muito adequado a cursos ligados a veterinária. Em breve a gente espera trazer um curso de engenharia agrônoma também.

A Fama espera só a publicação da autorização para que o curso de direito tenha início no próximo ano. “Tivemos uma visita e recebemos nota máxima para o curso de direito, nota 5. Quem é do ensino superior sabe o quanto é difícil autorizar um curso com essa nota, sobretudo o curso de direito que tem uma série de regulações que outros não têm. Além do direito a gente aguarda na Fama a visita do MEC para o curso de odontologia e para o de psicologia. Então estamos aí em franco crescimento de se colocar nessas duas cidades como conceito de referência que sempre fomos e vamos continuar sendo”, disse o diretor.
A Fama já conta com os cursos de administração, ciências contábeis, gestão financeira, processos gerenciais, sistema de informação, enfermagem, nutrição, serviço social, pedagogia, educação física, além da expectativa dos cursos de direito, odontologia e psicologia.
“A gente acredita que à partir de 2023 essa juventude que ficou todo esse tempo desmotivada, parada, que ela vire a chave e comece a fazer projetos pessoais. Esperamos que se tenha uma economia que propicie que os alunos procurem os bancos universitários, pois não há outra forma da gente crescer como país senão através da formação. A FRP e a Fama oferecem todo esse roll de cursos e com valores muito acessíveis. O que nos interessa é sempre a população que mais foi atingida nesse período pandêmico, que não teve condições de acompanhar seus estudos. Os preços são competitivos, temos muitos programas de entrada, com bolsas, inclusive a gente vai ter agora um concurso que vai oferecer bolsas de 100%, 75% e 60%, enfim a gente espera colocar o maior número de pessoas possível e de preferência pessoas que precisam”, avalia Paulo Henrique Ansaldi.
Segundo o diretor o aluno que entre através do Enem já conta com 50% de bolsa garantida e se ele somou mas de 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, chega a 60% de bolsa. Andaldi disse ainda que é feito um trabalho junto às escolas de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá com o intuído de atrair alunos para a faculdade e auxiliar a comunidade mais carente. “Temos um projeto que chamamos Faculdade de Portas Abertas, através do qual vamos a cada uma das escolas das três cidades oferecendo palestras e oportunidade desses alunos a terem acesso a dicas para o Enem. Fazemos o turismo pedagógico onde trazemos estudantes para conhecer as faculdades, aplicamos teste vocacional e preparamos currículo”, destaca.
Mais informações através do telefone 4040-6704 e nos sites da FRP Uniesp e Fama Uniesp.