
Para os representantes de associações comerciais da região, ouvidos pelo RD, a junção de uma das principais datas para o comércio e que também já era um termômetro para as vendas de Natal, a Black Friday, com a Copa do Mundo, será uma mistura muito boa para o comércio. Se a data de promoções já movimentava o comércio de itens eletrônicos, eletrodomésticos, linha branca, roupas e cosméticos, sobretudo nas vendas online, o mundial de futebol vai garantir vendas de itens mais populares, do comércio de rua, de itens de alimentação, além de trazer um reforço para as vendas de televisores.
Para o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), Valter Moura Júnior essa Black Friday tem um objetivo importante a ser alcançado que é superar a dos anos de 2020 e 2021 em que registraram um crescimento estrondoso. “A Black Friday já tem foco e público alvo no e-commerce e a pandemia contribuiu para o aumento das vendas porque as pessoas compravam de casa. Os valores também são mais elevados, chegamos no ano passado a R$ 630 de tíquete médio, isso por causa da venda de celulares, Tvs, tênis, produtos da linha branca tais como geladeira e fogão, produtos de beleza, moda e acessórios. Neste ano pela primeira vez teremos uma Black Friday no meio de uma Copa do Mundo, então vamos experimentar novas oportunidades”, avalia.
Para Moura Júnior as lojas de rua também estarão favorecidas com a Copa mais a Black Friday. “Os comerciantes vão poder trabalhar com promoções de produtos voltados à copa e, claro, o campeão de vendas deverá ser o televisor, seguido dos smartphones e camisetas da seleção e outros produtos com valores menores”, avalia o presidente da Acisbec. Ele avalia que o crescimento ficará entre 4% e 4,5% sobre a mesma data do ano passado. “Como teremos mais produtos populares também nestas vendas o tíquete médio não deve crescer muito, imagino que não passará dos R$ 700”.
O presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), José Eduardo Zago, também aposta que a venda de produtos populares nas lojas de rua também ficará bastante aquecida com a combinação de mundial de futebol com a tradicional data de promoções. “O mercado vai estar muito aquecido, na copa o pessoal compra até sem pensar, vai vender muita televisão, muita camiseta da seleção e também muitos outros itens populares para decorar a casa, além de comidas e bebidas. Vai ser extraordinário para o comércio”, avalia.

Zago é mais otimista sobre as vendas da Black Friday deste ano. Para ele, se consideradas os dois últimos anos, o dia 25 de novembro deste ano somará vendas superiores em 40%. “Eu acho que vai acelerar as vendas de Natal, até porque muita gente já aproveita as promoções para comprar os presentes natalinos”, aponta.
Tanto a Acisbec com a Aciam preparam ações no formato de campanhas para orientar os comerciantes e evitar problemas como dificuldade de entrega e divergências com as ofertas anunciadas. Na associação de Mauá, o presidente disse que vai preparar um seminário e tentará parceiros como o Procon para dar dicas para os lojistas. A ação ainda não tem data. Já em São Bernardo a Acisbec informou que já mantém cursos voltados para as áreas de marketing e vendas, não especificamente para a Black Friday, mas que pode dar muitas orientações para o comércio.