
Na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá sua primeira prova no dia 13 de novembro e a segunda prova uma semana depois, muitos candidatos estão focados em revisar os conteúdos que mais caíram nos últimos anos. Cada estudante escreve uma redação e responde 180 questões objetivas divididas em quatro provas, sendo elas Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática.
No primeiro domingo, dia 13 de novembro, os testes objetivos serão de Linguagens e Ciências Humanas, com 45 questões em cada, além da redação. No domingo seguinte, 20 de novembro, as perguntas serão de Matemática e Ciências da Natureza, também com 45 questões em cada avaliação.
O supervisor do Ensino Médio do Singular, Caio Zampol, em entrevista ao RD, recomenda que os alunos façam boas leituras até a semana que antecede o primeiro dia de exame, principalmente leituras que irão ajudar na temática de atualidades. “Não é perfil do Enem trabalhar aprofundamento em conteúdos teóricos, ele prefere analisar as habilidades de fazer correlações históricas, geográficas, literárias, além de fazer com que o estudante interprete situações de problema e faça interpretações de texto aprofundadas”, diz.
Os temas mais cobrados na prova de Linguagens e Códigos abordam conhecimentos relacionados com língua portuguesa, literatura, educação física, artes e língua estrangeira. Os principais conteúdos são: interpretação de texto, gramática, estruturas textuais, movimentos literários, esportes e cuidados com o corpo, modernismo, vanguardas europeias, vocabulário e conjugação verbal.
Já as questões de Ciências Humanas abordam os conhecimentos de história, geografia, sociologia e filosofia, como Período Colonial e escravidão no Brasil, Era Vargas, Ditadura Militar no Brasil, Revolução Industrial, Primeira e Segunda Guerra Mundial, Nazismo e Fascismo, Guerra Fria, urbanização, globalização, meio ambiente, migrações, relações de trabalho, movimentos sociais entre outros.
O segundo dia de prova possui mais questões conteudistas. É recomendado que os alunos façam exercícios de matemática sobre equações e funções de 1° e 2° grau, porcentagem, matemática financeira, razões e proporções, noções de estatística, circunferências, além de treinar leitura e interpretação de gráficos e geometria plana e espacial.
Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os estudantes encontrarão perguntas sobre biologia, química e física, e podem realizar exercícios sobre ecologia e sustentabilidade, ecossistema, sistema imunológico, genética, DNA e RNA, estequiometria, ligações químicas e polaridade, reações orgânicas e inorgânicas, eletroquímica, radioatividade, mecânica, ondas entre outros.
Caio Zampol ressalta que todas as questões do segundo dia de prova testam o aluno em razão e proporção, ou seja, ele precisa ser muito bom nos conteúdos fundamentais da disciplina. “Tudo que envolve transformação de unidade, regra de três, ou questões que mexem com o cotidiano dentro das disciplinas são importantes para o Enem”, diz. Interpretar figuras geométricas e gráficos são importantes, e por isso, faça exercícios sobre estes assuntos.
Dica
Nessa reta final, o estudante não deve fazer uma revisão aprofundada com base na teoria e sim realizar leituras leves e resolver exercícios. Além disso, o estudante pode ficar ansioso caso aprofunde um assunto e queira resolver um exercício difícil.
Na noite anterior ao exame durma cedo, alimente-se bem durante as próximas semanas, conheça as provas anteriores do Enem, separe um tempo para o lazer, prepare o que vai levar com antecedência e no caminho da prova escute uma música relaxante.