ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Caixa sobre atraso em consignado: grande ponto é acúmulo da demanda

O vice-presidente de Rede de Varejo da Caixa Econômica Federal (CEF), Julio Volpp, disse nesta sexta-feira (21/10), que os atrasos na liberação de recursos do consignado do Auxílio Brasil se devem à alta demanda pela linha de crédito. Segundo ele, o banco trabalha para normalizar os prazos.

“Tivemos um excesso de demanda em termos de procura”, disse o executivo, durante agenda da Caixa na capital paulista, para divulgar ações de conscientização no Outubro Rosa.

Newsletter RD

Segundo Volpp, a busca por empréstimos aumentou cerca de dez vezes a partir da liberação da linha de crédito, em meados deste mês. “Nós estamos processando os pedidos e trabalhando para normalizar”, pontuou.

Reportagem mostrou que a liberação dos recursos, que deveria acontecer em até dois dias úteis, tem levado até 15 dias.

A presidente da Caixa, Daniella Marques, ressaltou que a demanda pelos recursos tem sido alta, entre outros pontos, porque a população está endividada em linhas com juros mais altos, e assim, toma o consignado do Auxílio para pagar estas dívidas. Ou seja: troca uma dívida por outra, mais barata.

A executiva citou dados do Banco Central sobre taxas de juros no crédito. No cartão de crédito, por exemplo, os juros médios do rotativo eram de 13,8% ao mês em junho. No crédito pessoal não consignado, estavam em 5,4% mensais. Nos bancos que operam com clientes negativados, os juros chegavam a 19,8% ao mês.

O consignado do Auxílio Brasil operado pela Caixa tem taxa de 3,45% ao mês – o teto estabelecido pelo Ministério da Cidadania é de 3,5%. Marques disse que outros bancos que estão autorizados a operar a linha não iniciaram os empréstimos, em muitos casos, porque não têm presença junto ao público-alvo.

A Caixa distribui o Auxílio Brasil, bem como outros programas sociais do governo. A presidente do banco destacou que as instituições que operam a linha não podem fazer propaganda do crédito. Diante disso, a demanda expressiva reflete a necessidade financeira deste público, de acordo com ela.

Marques pontuou, por fim, que o maior risco de inadimplência da linha já está inserido nas taxas cobradas, que são mais altas que as de outras linhas de crédito consignado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes