Em entrevista ao RDtv nesta quarta-feira (19), o reitor do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), Rodrigo Cutri, disse que para um melhor desempenho, se faz necessário que as empresas invistam em pesquisas sobre o consumidor, a fim de entender qual o perfil daqueles que buscam o produto ofertado. Segundo o professor, a medida ajuda na criação de novos insights que irão agregar na propaganda, além de uma melhor construção de um produto que atenda a necessidade do consumidor.
Na visão de Cutri, além do comportamento dos clientes, outras tendências vem sendo adotadas por empresas para se agregar valor ao do produto comercializado. “Podemos usar o big data, que trata sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados sobre os clientes; a jornada deste cliente na empresa, e a experiência memorável que deve ser apresentada ao cliente”, diz o reitor.
Ao ser questionado sobre o papel da universidade para preparar profissionais para esta nova roupagem de inovação, Cutri diz que é necessário trabalhar as “soft skills”, que são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. “Todos nós vamos nos relacionar com outros seres humanos e, nos cursos do Centro Universitário, temos um conjunto de disciplinas que trabalham especificadamente com estas ‘soft skills’, seja com análise de dados ou com técnicas de negociação”, explicita.
Por conta da modernização, o reitor acrescenta que a empresas têm focado mais em melhorar o atendimento ao cliente, com objetivo de atrair cada vez mais consumidores. “Muitas vezes, os clientes pesquisam os preços pela internet para comparar e achar um valor menor e, em casos onde o valor é o mesmo, o que determina a opinião do consumidor é o atendimento”, ressalta.
O Centro Universitário Fundação Santo André realiza, de 17 a 21 de outubro, a IV Semana de Gestão, Comunicação e Tecnologia com o tema “O impacto do metaverso no ambiente corporativo”. O evento, gratuito e aberto à comunidade, conta com atividades presenciais e online que tratam de diversos temas atuais voltados à área de gestão, comunicação e tecnologia, com destaque para as palestras que tratam da incorporação do metaverso nas áreas como gestão, publicidade, RH e Direito.
De acordo com Cutri, a semana mostrará como o metaverso mudará as relações no ambiente corporativo. “Vivemos cada vez mais conectados e as empresas devem se adaptar a esta mudança na sociedade, seja com um profissional que já esta capacitado ou recapacitando o profissional que já esta na empresa”, explica.
As inscrições para a Semana de Gestão, Comunicação e Tecnologia podem ser feitas pelo site: www.fsa.br/semana-gestao-comunicacao-tecnologia/.