Alemanha: Scholz pede reformas na União Europeia e mais autonomia militar

O chanceler alemão, Olaf Scholz, pediu neste sábado, 15, reformas da União Europeia para torná-la apta à admissão de novos países, bem como para ter mais autonomia militar no bloco de 27 países. Em participação no Congresso do Partido dos Socialistas Europeus em Berlim, Scholz defendeu ainda a abolição gradual do princípio da unanimidade nas decisões em política externa, e também em outras áreas, como na política fiscal.

“Sei que ainda temos muito convencimento a fazer”, disse o chanceler. “Mas também digo claramente: se uma Europa geopolítica é nossa aspiração, então as decisões da maioria são um ganho e não uma perda de soberania.” Atualmente, muitas decisões da União Europeia só podem ser tomadas se todos os países votarem unanimemente.

Newsletter RD

Scholz também afirmou apoiar mais autonomia militar para o bloco. Ele pediu a aquisição coordenada de armas e equipamentos, o estabelecimento de uma força de reação rápida da União Europeia até 2025 e um quartel-general para as forças armadas europeias.

“Precisamos de uma melhor interação entre nossos esforços de defesa. No futuro, a Europa precisará de aumento coordenado de capacidades. Devemos avançar na defesa europeia com confiança e em conjunto”, disse o chanceler.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes