Mais de 36 mil estudantes do ABC se preparam para provas do Enem

Segundo o Inep, 36.433 candidato realizarão as provas no ABC – Foto: divulgação

Nos dias 13 e 20 de novembro, estudantes de todo o País realizam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o  Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o ABC tem 36.433 inscritos, sendo que 2.173 farão a prova na modalidade digital. As duas versões serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação.

A cidade da região com o maior número de participantes é São Bernardo, com 11.223 inscritos, seguida por Santo André com 10.336, Diadema com 9.699 candidatos e Mauá, 4.158. São Caetano tem 250 candidatos, Ribeirão Pires possui 1.406 e Rio Grande da Serra 431.

Newsletter RD

Santo André, São Bernardo e São Caetano são os únicos municípios que contam com vestibulandos inscritos para o Enem digital, realizado no laboratório de informática de escolas e universidades. A expectativa por parte dos candidatos é grande, pois é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Do Enem derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários.

Ana Carolina Santos Sarauza, estudante de São Bernardo, 17 anos, fará o exame pela primeira vez como teste. “Eu tento estudar todos os dias por pelo menos uma hora, mas como esse ano estou fazendo só por teste, não estudo por muito tempo, estou mais focada agora na escola”, diz. Ana divide os dias de estudo entre biológicas, humanas e exatas e, pelo menos uma vez na semana, faz uma redação.

Uma matéria por dia

Após optar por sair de um cursinho, focar em um curso técnico e estudar online, Leticia Rocha, de 18 anos, passa duas horas do dia focada nos estudos para o Enem. Mais de olho em exatas e na redação, estuda uma matéria por dia que é o que consegue aguentar. “É importante que os vestibulandos entendam quais são os seus limites e eu encontrei o meu, já que sei que quando tento fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não tenho sucesso, me frustro e desisto, mas não quero que isto acontece com o vestibular”, afirma.

Leticia conta que estar em um cursinho ficou muito pesado para o seu dia-a-dia da jovem, o que atrapalhava o desempenho. “Se tornou algo que me fazia muito mal, me sentia incapaz por não conseguir alcançar o que eu desejava. Todos sabem que cursinhos deixam os alunos muitos pressionados e, com o passar do tempo, percebi que ele estava acabando com a minha saúde mental e optei sair dele”, acrescenta.

Para Larissa Jorge Vilela, moradora de São Caetano, 19 anos, pretende cursar medicina e sente, com a proximidade do Enem e de outros vestibulares, um grande cansaço depois de muitos meses com estudo intenso. Por mais que você tente manter uma rotina saudável de estudos, diz, é algo muito difícil quando você tem esta responsabilidade e vontade de ser aprovada em uma boa universidade no final do ano. “Acredito que a coisa mais importante nesta reta final é revisar os conteúdos estudados anteriormente, ter boas noites de sono, tentar se alimentar corretamente e ter momentos para descansar também”, comenta.

Larissa passa cerca de 7h do seu dia em um cursinho e, segundo ela, a instituição auxilia os estudantes a terem uma direção nos estudos. “Eles auxiliam nos conteúdos que estão mais presentes nos vestibulares, é possível tirar as dúvidas sobre os assuntos, além das listas de exercícios e simulados oferecidos, que nos ajudam na administração de tempo. Acredito que o ponto mais positivo do cursinho é o treino para os vestibulares, no estudo ou como fazer a prova”, afirma.

Cursinhos 

O professor Marcel Xavier de Souza, supervisor de vestibulares do cursinho Singular Anglo, explica que as aulas preparatórias do Enem ocorrem até o dia 18 de novembro e, são destinada para os matriculados no cursinho Anglo. “Teremos um aulão, chamado de Esquenta Enem no dia 12/11, véspera da primeira prova, que será transmitida ao vivo, para todo e qualquer estudante que queira fazer uma revisão de conteúdo para o exame. É importante que o aluno relembre os temas que já viu durante todo o ano, para estar com o conteúdo ‘na ponta da língua’ e ter sucesso na prova”, afirma.

Para os interessados que não são alunos do cursinho Singular Anglo, o Esquenta Enem será transmitido pelo canal https://www.youtube.com/singularanglo. Já os alunos que gostariam de participar do “aulão”, a partir de 20/10, terão de doar 2 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração animal na secretaria da unidade. As vagas são limitadas, em função da capacidade das salas do cinema.

Souza adiciona que o cursinho Singular Anglo investe na realização de exercícios sobre conteúdos que, recorrentemente, são abordados no exame. “O aluno tem uma gama enorme de questões para fazer e, fatalmente, quando aparecem perguntas no Enem, o aluno já viu coisas similares no material de revisão e responde a questão mais facilmente”, diz.

O professor Leonardo José Steil, coordenador geral da Escola Preparatória da UFABC (Universidade Federal do ABC), explica que as aulas preparam os alunos para a vida universitária e não apenas para os vestibulares. “Pensando no Enem, o mais indicado nesta reta final é focar na revisão dos conteúdos, dificilmente é possível aprender aquilo que não foi aprendido antes e, por isso, é importante fazer uma escala de assuntos para poder distribuir o tempo de estudo”, reforça.

Steil alerta também que o dia antes da prova, pois é importante descansar e relaxar como preparo para o cansaço que será fazer a prova. “O Enem tem muitas questões, o tempo é contado para responder cada pergunta, então se trata de uma prova de resistência física. A pessoa que realizará o exame tem de manter uma rotina saudável e comer adequadamente no sábado, ter uma boa noite de sono, pesquisar a rota até o local da prova, chegar com pelo menos uma hora de antecedência, levar duas canetas pretas transparentes e o documento com foto”, ensina.

Sobre a prova

No primeiro dia (13/11), além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia (20/11), os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento. No caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

No primeiro dia de Enem, os portões serão abertos às 12h, com fechamento às 13h e as provas terão início às 13h30, com término às 19h. Já no segundo dia, a aplicação da prova será iniciada no mesmo horário, mas será finalizada às 18h30.

A realização de uma edição do Enem conta com quase meio milhão de pessoas envolvidas em uma logística de monitoramento e segurança. Além disso, a Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado aos participantes no Enem impresso, além de 16 recursos de acessibilidade. O Enem Digital disponibiliza 6 recursos.

O Sistema Enem reúne todas as ações relacionadas ao Exame, desde a inscrição até os resultados. Acesse aqui.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes